Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Desporto

Treinadora portuguesa convidada para selecionadora do Irão

  • 333

Helena Costa regressou há poucos dias do Qatar, onde coordenava o futebol feminino do país, e pode estar a caminho de outra aventura, no Irão.

Mariana Cabral (www.expresso.pt)

Depois de Carlos Queiroz ter assumido o comando da seleção masculina do Irão, a equipa feminina daquele país também poderá passar a ter um toque português. A treinadora Helena Costa, que orientou o futebol feminino no Qatar durante os últimos dois anos e meio, foi convidada pela federação iraniana para orientar a seleção AA e ser coordenadora técnica do futebol feminino nacional.



A proposta está ser ponderada pela técnica de 34 anos, confirmou a própria ao Expresso, sem querer adiantar mais pormenores, uma vez que as negociações ainda decorrem e Helena Costa também tem outras opções em mãos.



A seleção feminina do Irão - cuja utilização do véu islâmico por parte das jogadoras foi recentemente aprovada pela FIFA - é 54ª do ranking Mundial, oito lugares atrás da seleção portuguesa, que é liderada por António Violante.



O contingente luso no futebol iraniano tem vindo a aumentar exponencialmente nos últimos meses, tanto em termos de treinadores como de jogadores. Para além de Carlos Queiroz, Toni também se mudou para o país governado por Mahmoud Ahmadinejad - para o Tractor -, tal como José Costa, que treina o Sanat Naft. Anselmo, João Vilela e Flávio Paixão, no Tractor, e Miguel Pedro (ex-Feirense), no Esteghal, são alguns dos jogadores portugueses que também decidiram emigrar para o Médio Oriente.



Antes de ter sido selecionadora do Qatar, Helena Costa era treinadora nas escolas de formação do Sport Lisboa e Benfica e prospetora do futebol profissional dos escoceses do Celtic. A técnica também foi campeã nacional feminina em Portugal pelo 1.º Dezembro e pelo Odivelas FC.