Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Desporto

Surfista volta a apanhar onda gigante na Nazaré

  • 333

Garret McNamara a surfar uma onda assombrosa na Nazaré

Tó Mané - Nazaré Qualifica

Garret McNamara voltou à Nazaré, onde surfou a maior onda do mundo em 2011, e parece ter voltado a bater recordes.

O norte-americano Garrett McNamara surfou hoje, na Nazaré, no distrito de Leiria, uma onda que lhe poderá valer um novo recorde, depois de em 2011 ter feito história, também com uma onda de grande dimensão.    

 

Os responsáveis pela empresa Municipal Nazaré Qualifica já pediram a dois peritos, dos Estados Unidos, para certificarem o tamanho da onda que McNamara surfou hoje.  

 

"A equipa que acompanha Garrett McNamara entende que a onda surfada hoje é ainda maior do que a de 2011, mas para evitar que haja controvérsia pedimos a dois surfistas que fazem a certificação da  [competição] 'Billabong XXL' que confirmem o tamanho da onda antes de falarmos em novo recorde", disse à Lusa o presidente da empresa municipal Nazaré Qualifica, Miguel Sousinha.

 

A onda de hoje voltou a centrar as atenções em Garrett McNamara, que fez história na Nazaré ao surfar a maior onda de sempre - cerca de 30 metros - no âmbito da Expedição ZON North Canyon em 2011 e que lhe valeu o prémio de maior onda da competição Billabong XXL Global BigWave Awards.  

 

McNamara, que voltou hoje à Nazaré vindo diretamente do Havai com o objetivo de surfar "uma ondulação única", apanhou "uma onda monstruosa" que surgiu em direção ao promontório, explicou Miguel Sousinha.

"A maior ondulação que já lá surfei"

Em declarações à revista Surf Portugal, McNamara não quis falar em recorde, mas... "O mar estava muito desafiante, com ondas a quebrar em todo o lado e um pouco aos saltos. Não sei se foram as maiores ondas que já surfei na Praia do Norte mas foi, sem dúvida, a maior ondulação que já lá surfei".

Tó Mané, um dos fotógrafos de surf mais respeitados da Europa, que captou a imagem que já está a inundar as redes sociais, também se mostrou espantado com o mar. "Esta foi a segunda onda que o Garrett apanhou e a maior do dia. O mar estava gigante", disse à Surf Portugal.

Condições ideais vão manter-se 

As condições que trouxeram de volta McNamara, nomeadamente a previsão de ondas de grandes dimensões, semelhantes às maiores verificadas nos últimos anos, vão manter-se nos próximos dias, de acordo com o que a organização disse ao Expresso.

A informação é comprovada pelo site Windguru - a referência mundial dos surfistas -, que prevê uma ondulação a rondar os 4.0 nos próximos dias, depois de hoje se ter registado cerca de 6.0.  

Garrett McNamara chegou a Portugal acompanhado por Kealii Mamala, com quem surfou ondas geradas pela queda de blocos de um glaciar no Alasca em 2007, e por Kamaki Worthington e Hugo Vau, que formaram a equipa de segurança dentro de água.  

 

O ZON North Canyon Show é um projeto de três anos, iniciado em 2010, protagonizado pelo surfista havaiano e desenvolvido pela Nazaré Qualifica. O objetivo é promover a Nazaré internacionalmente como destino turístico de referência para a prática dos desportos de ondas grandes e filmar três documentários que registam a atividade desportiva de McNamara e o quotidiano da vila.