Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Râguebi: jogador de Samoa usa Twitter para insultar responsáveis pela competição

A estrela da seleção de Samoa, Eliota Fuimaono-Sapolu, criticou os responsáveis do Mundial de râguebi por darem menos tempo de repouso a algumas equipas, chegando mesmo a insultá-los no Twitter.

Mariana Cabral (www.expresso.pt)

A dificuldade em memorizar o nome da estrela da seleção de Samoa deverá ser mitigada a partir de hoje, depois das críticas contundentes de Eliota Fuimaono-Sapolu ao International Rugby Board (IRB), que já fizeram do jogador um dos assuntos mais populares no Twitter.

Foi na rede social preferida dos desportistas - na qual os jogadores da seleção da Nova Zelândia estão proibidos de comunicar durante o Mundial - que Eliota Fuimaono-Sapolu atacou fortemente a IRB, por "explorar o povo" de Samoa, ao dar menos tempo de descanso à equipa. "Tudo o que pedimos é justiça. Se eles têm uma semana, dêem-nos uma semana. É muito simples: equidade e justiça", escreveu.

"Como o holocausto, como o apartheid"

E foi ainda mais longe: "É óbvio que a IRB está a ser injusta. Tratamento desigual é como escravatura, como o holocausto, como o apartheid. Vão-se f.... Dêem três dias de descanso ao País de Gales e uma semana a Samoa e veriam!! Arrasaríamos!!!"

Apesar de Eliota estar sujeito ao Código de Conduta da prova, a IRB já anunciou que não vai castigar o jogador, depois de ter reunido com os responsáveis de Samoa. A IRB considerou os comentários "inapropriados", mas disse ter ficado satisfeita com o pedido de desculpa oficial da seleção.

As críticas de Eliota Fuimaono-Sapolu depois da derrota frente ao País de Gales (10-17) surgem porque as seleções do "Tier 2", menos cotadas, têm de disputar jogos com mais frequência do que as do "Tier 1". Tudo porque a IRB pretende aumentar as receitas das transmissões televisivas, pelo que as maiores potências jogam no horário mais favorável: às sextas-feiras à noite ou ao fim-de-semana.

- Quarta-feira, 21 de setembro: Grupo A: Tonga vs Japão (8h30, hora portuguesa, transmissão SportTV)

- Quinta-feira, 22 de setembro: Grupo D: África do Sul vs Namíbia (9h, hora portuguesa, transmissão SportTV)

- Sexta-feira, 23 de setembro: Grupo C: Austrália vs EUA (9h30, hora portuguesa, transmissão SportTV)

- Sábado, 24 de setembro: Grupo B: Inglaterra vs Roménia (7h, hora portuguesa, transmissão SportTV) Grupo A: Nova Zelândia vs França (9h30, hora portuguesa, transmissão SportTV)

- Domingo, 25 de setembro: Grupo D: Fiji vs Samoa (3h30, hora portuguesa, transmissão SportTV) Grupo C: Irlanda vs Rússia (6h, hora portuguesa, transmissão SportTV) Grupo B: Argentina vs Escócia (8h30, hora portuguesa, transmissão SportTV)