Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Desporto

Portugal joga hoje o apuramento frente à Bósnia (vídeos)

  • 333

Portugal precisa hoje de vencer a Bósnia no Estádio da Luz, para assegurar o apuramento para a fase final do Euro-2012. Saiba quais as seleções já apuradas.

Portugal precisa hoje de vencer a Bósnia no Estádio da Luz, para assegurar o apuramento para a fase final do Euro-2012 de futebol, depois do 0-0 verificado da primeira mão do play-off disputada em Zenica. 

Um empate só servirá a Portugal ser for sem golos, mas nesse caso as duas equipas decidem a qualificação na "lotaria" dos penaltis, após prolongamento. Em caso de igualdade com golos, a Bósnia qualifica-se em virtude dos tentos marcados fora.  

Portugal apresenta-se como favorito não só pelo valor das individualidades à disposição de Paulo Bento, também pelo facto de a decisão da eliminatória ter como palco a Luz, onde terá um relvado em boas condições e o apoio provável de 60 mil portugueses. 

No entanto, a qualidade da equipa bósnia, por um lado, e o "nulo" trazido de Zenica, por outro, justificam todas as cautelas e a necessidade de Portugal se exibir ao seu melhor nível para ultrapassar uma seleção que esteve há cerca de um mês a escassos 12 minutos de ganhar à França, em Paris, e vencer o Grupo D de apuramento para o Euro2012. 

Mesmo "onze"

Paulo Bento deverá apostar no mesmo "onze" que defrontou a Bósnia em Zenica, apesar de algumas dúvidas suscitadas em relação à titularidade de Hélder Postiga face à concorrência de Hugo Almeida.  

A única baixa portuguesa, Beto, por razões de ordem física, não terá qualquer influência, visto que o guarda-redes não jogaria em circunstâncias normais. Portugal vai jogar na máxima força depois de Cristiano Ronaldo e Raul Meireles, que estavam em risco de exclusão, não terem visto qualquer cartão amarelo no jogo da primeira mão. 

O encontro está marcado para as 21h e será arbitrado pelo alemão Wolfang Stark (transmissão RTP1). 

Favoritos com um pé no Euro

Também hoje, Turquia e Croácia (0-3), Estónia e República da Irlanda (0-4), e República Checa e Montenegro (2-0) disputam as últimas passagens para o Europeu, apesar dos resultados da 1.ª mão já darem vantagens confortáveis a algumas das seleções.

Recorde-se que as seleções já qualificadas para o Euro-2012 são Polónia (organizador), Ucrânia (organizador), Alemanha, Itália, Espanha, Holanda, Inglaterra, Rússia, Suécia, Dinamarca, França e Grécia. O sorteio dos grupos será realizado no dia 2 de dezembro, em Kiev.

Veja os vídeos "Juntos somos mais fortes, juntos somos Portugal", nos quais o selecionador e os jogadores apelam ao apoio no Estádio da Luz:
Paulo Bento:
Nuno Gomes:
Nani:
Eduardo:
Ruben Amorim:
Veja o vídeo SIC: