Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Liga Europa: Guia para um final infeliz. E esperado

Afastado dos 16 avos de final, o Rio Ave já só pode lutar pelos 200 mil euros que vale cada vitória na Liga Europa

SERGEI SUPINSKY/AFP/Getty Images

Os já eliminados Estoril e Rio Ave jogam esta noite a sua honra e prestígio, com o prémio de vitória de 200 mil euros no horizonte. Os vila-condenses buscam o primeiro triunfo na fase de grupos, enquanto os canarinhos querem fugir ao último lugar.

Joga-se esta quinta-feira a derradeira jornada da fase de grupos da Liga Europa. Formações como o Inter, Nápoles ou Tottenham já garantiram a sua vaga nos 16 avos de final. Sevilha, Villareal e Wolfsburgo, ainda lutam pelo apuramento.

 

Grupo A (18h)

Monchengladbach - Zurique (SportTv5)

Apollon - Villareal

O Borussia Monchengladbach só será eliminado caso perca e o Villareal vença. Os espanhóis apuram-se com uma vitória, ou se o Zurique não conseguir vencer. Só uma vitória permitirá à formação helvética o apuramento para a seguinte ronda.

 

Grupo B (18h)

Club Brugge - HJK Helsínquia

Copenhaga - Torino 

Com o Copenhaga já eliminado, o Torino apura-se com uma vitória ou se o HJK não vencer. Já os belgas do Brugge parecem ter a vida mais facilitada: apuram-se com uma vitória, um empate ou se o Copenhaga vencer. Podem ainda seguir em frente mesmo que não vençam, desde que os dinamarqueses também não o consigam. Já os nórdicos do HJK Helsínquia apuram-se com um triunfo, a menos que o Torino também vença. Nesse caso, a diferença de golos será fator de desempate com o Brugge.

 

Grupo C (18h)

Partizan - Asteras Tripolis

Besiktas - Tottenham (SportTV3)

 

Tottenham e Besiktas decidem o primeiro posto do grupo. Aos ingleses (11 pontos) basta o empate. Já os turcos (9 pontos) necessitam vencer para garantir a liderança. Prevê-se noite escaldante no estádio Inonu em Istambul. Asteras e Partizan já estão eliminados.

 

Grupo D (18h)

Salzburgo - Astra

Dínamo Zagreb - Celtic

Jornada apenas para cumprir calendário, já que as contas estão arrumadas. Os austríacos serão primeiros classificados e os escoceses também seguem para a fase de grupos. 

 

Grupo E (18h)

PSV - Dínamo de Moscovo

Panathinaikos - Estoril (SIC)

 

Já eliminados, Estoril e Panathinaikos jogarão apenas a honra na última jornada. Aconteça o que acontecer na outra partida, a equipa russa continuará como líder destacada do grupo (15 pontos nesta altura), relegando o PSV para a segunda posição (8 pontos). 

 

Grupo F  (17h)

Dnipro - Saint-Étienne (SportTV2)

Qarabag - Inter (SportTV1)

 

Com a antiga equipa de José Mourinho a cumprir calendário, o surpreendente Qarabag apura-se com uma vitória sobre os transalpinos. Também o empate poderá ser suficiente, desde que oa franceses façam o mesmo resultado. O Dnipro precisa de vencer e esperar que o Qarabag não o consiga. 

 

Grupo G  (20h05)

Standard Liége - Feyenoord

Sevilha - NK Rijeka (SportTV2)

Apenas o Feyenoord, com 9 pontos, tem apuramento garantido, bastando-lhe vencer para ser líder. Poderá ainda empatar, desde que os espanhóis (com 8) não somem três pontos. Para os detentores em título da competição - Sevilha- bastará um empate para seguir em frente. Ainda assim, não se antevê tarefa fácil no Sanchez Pijzuan, já que o NK Rijeka (com 7) ainda acalenta esperanças no apuramento. Basta que vença o encontro desta noite.

 

Grupo H (20h15)

Lille - Wolfsburgo

Everton - FK Krasnodar

O Everton com 11 pontos está apurado como vencedor do grupo. A equipa alemã, com 7, apura-se com um empate. Para o Lille, com 4, bastará vencer devido à vantagem no confronto direto, já que empatou na partida da Alemanha. O Krasnodar já está eliminado.

 

Grupo I (20h15)

Young Boys - Sparta Praga

Nápoles - Slovan Bratislava

Com o Slovan eliminado, bastará ao seu adversário, já apurado, uma vitória ou empate (desde que o outro jogo também termine empatado) para garantir o primeiro lugar no grupo. Em Berna, o Sparta apura-se com um empate, enquanto a equipa local precisa de somar três pontos para seguir para os 16 avos de final.

 

Grupo J (20h15)

Rio Ave - Aalborg (SportTV1)

Steaua - Dínamo Kiev

Já eliminados, os vila-condenses recebem o Aalborg apenas com o prémio de vitória em mente (200 mil euros). No outro jogo, a equipa de Bucareste apura-se com uma vitória, a menos que o Aalborg também vença. O Dínamo de Kiev já está apurado e só não confirmará o primeiro lugar caso perca e o Aalborg vença. Os dinamarqueses apuram-se com uma vitória ou se o Steaua não somar três pontos.

 

Grupo K (20h05)

PAOK - Guingamp

Fiorentina - Dínamo Minsk

A Fiorentina, com 13 pontos, está apurada como vencedora do grupo. Para o Guingamp, com 7, bastará um empate para seguir em frente, enquanto o PAOK está obrigado a vencer para se apurar. O Dínamo de Minsk já está eliminado.

 

Grupo L (20h05)

Metalist - Lokeren

Legia - Trabzonspor

 

Com Lokeren e Metalist já eliminados, Légia e Trabzonspor discutem a liderança do grupo. Para a equipa polaca, com 12 pontos, bastará o empate. Já à equipa turca onde alinham Cardozo e Bosingwa só a vitória permitirá chegar aos 13 pontos.