Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Itália bate EUA e ainda sonha com quartos de final

Itália bateu os Estados Unidos por 27-10 e reavivou o sonho de se qualificar para os quartos de final do Mundial de râguebi.

A Itália bateu hoje os Estados Unidos por 27-10 e reavivou o sonho de se qualificar para os quartos de final do Mundial de râguebi, que se concretizará se bater domingo a Irlanda. 

Três ensaios no primeiro tempo, concretizados por Sergio Parisse, logo aos três minutos, Luciano Orquera, da dobragem da primeira meia hora, e Martin Castrogiovanni, nas compensações do primeiro tempo, lançaram os transalpinos para uma vitória que viria a ser reforçada no segundo tempo. 

Um ensaio de penalidade, assinalado pelo árbitro irlandês George Clancy, aos 66 minutos, acabou com as dúvidas e permitiu aos italianos somar um ponto de bónus, a cinco dias de discutirem com a Irlanda uma das vagas do Grupo C aos quartos de final. 

Japão não conseguiu vencer

No outro jogo do dia, o Japão esteve a dois minutos de alcançar a vitória que lhe escapa em jogos do Mundial desde 1991, quando bateu o Zimbabué.

Frente ao Canadá, os japoneses venciam por oito pontos a cinco minutos do fim, mas Ander Monro viria a ser o protagonista do mal menor para os canadianos, ao converter o ensaio (75) e a penalidade (78) que anularam a vantagem dos nipónicos. 

Anfitriões da edição de 2019, os japoneses queriam despedir-se deste Mundial, e do Grupo A, com uma vitória, mas voltam agora a casa com o "jejum" que dura há 20 anos.