Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Desporto

Hulk é a sexta maior transferência do futebol mundial

  • 333

Brasileiro assina contrato de cinco anos pelo Zenit, que pagou 60 milhões de euros para assegurar capitão do FC Porto. 'Dragões', que tinham 85% do passe, recebem 40 milhões do valor total do negócio, o maior de sempre em Portugal.  

Bruno Roseiro e Pedro Candeias (www.expresso.pt)

Hulk já é jogador do Zenit de São Petersburgo. O avançado brasileiro assinou contrato por cinco temporadas com os campeões russos, naquela que é a maior transferência de sempre de um jogador do campeonato português e a sexta na história do futebol mundial: 60 milhões de euros.

Depois de ter recusado uma primeira oferta de 50 milhões pelo avançado (metade da cláusula de rescisão), a administração da SAD do FC Porto não resistiu a nova ofensiva do Zenit. Os russos tentaram a todo o custo acelerar o processo para inscreverem ainda o internacional brasileiro na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Como o Expresso anunciou durante a tarde, o acordo entre a formação de Leste e o jogador foi conseguido hoje, com Hulk a aceitar as condições propostas numa unidade hoteleira de São Paulo, cidade onde o Brasil fará o primeiro de dois encontros particulares (com a África do Sul, sexta-feira).

Atrás de Ronaldo e Figo

A confirmação do sucesso das negociações veio do próprio Zenit, que avançou até o número da camisola do jogador: 29. Apesar do avultado montante, os portistas irão receber 'apenas' 85%, percentagem do passe detida nesta altura pelo campeão nacional.

Como explicou à agência Lusa o empresário do jogador, Teodoro Fonseca, o FC Porto receberá 40 dos 60 milhões de euros da transferência, ficando os restantes 20 milhões para os detentores dos outros 15% do passe e para pagamento de prémios de assinatura que Hulk e o agente tinham ainda a receber.

Desta forma, Hulk passa a ser a sexta transferência mais cara da história do futebol, atrás de Cristiano Ronaldo (do Manchester United para o Real Madrid), Zidane (da Juventus para o Real Madrid), Ibrahimovic (do Inter para o Barcelona), Kaká (do AC Milan para o Real Madrid) e Figo (do Barcelona para o Real Madrid).

Uma operação à velocidade de... Hulk

Hulk fez as primeiras declarações como jogador do Zenit num comunicado divulgado pela sua assessoria de imprensa, adiantando que tudo terá sido tratado e fechado... durante o dia de hoje.

"Não esperava esta novidade, tanto é que entrei em campo no sábado com o FC Porto. Nas entrevistas depois do jogo, disse que queria ser tricampeão. De repente, o meu empresário liga hoje e diz que o Zenit tinha um acordo com o FC Porto. Agora é pensar no outro clube. Estou feliz por ter conquistado vários títulos com o FC Porto. Vou carregar o clube no meu coração para sempre", referiu o avançado.

"Não tinha nenhum motivo para sair. Chegou uma proposta do Zenit, que já estava em negociações com o FC Porto. Foi bom para o clube, vai ser bom para mim. Acho que foi uma negociação bem conversada e bem feita. Tanto para mim, quanto para o FC Porto e para o Zenit", acrescentou.