Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Guimarães-Belenenses fecha a jornada

Último jogo da 28ª jornada pode empurrar definitivamente o Belenenses para a Liga de Honra, em caso de derrota dos 'azuis' do Restelo.

O Vitória de Guimarães, 5.º classificado da Liga portuguesa de futebol, a oito pontos do Sporting, recebe hoje o "lanterna vermelha" Belenenses, no jogo que encerra a 28ª jornada. 

A concretização do "sonho" dos vimaranenses, ainda comandados pelo futuro "leão" Paulo Sérgio, pode tornar-se num "pesadelo" para o Belenenses que, em caso de derrota, pode ver consumada a despromoção à Liga de Honra. 

Apenas com 21 pontos conquistados, os "azuis" do Restelo estão a quatro pontos do "aflito" Leixões e a oito de Olhanense e Vitória de Setúbal, detentores dos últimos lugares a salvo da descida apesar das goleadas sofridas nesta ronda. 

O Vitória de Guimarães ocupa a 5ª posição, com 37 pontos, ambicionando alcançar o Sporting, que detém 45, no 4.º lugar, que cedeu um empate a um golo no terreno da União de Leiria. 

Académica a salvo

Na antepenúltima jornada do campeonato, o Benfica cilindrou na receção ao Olhanense, por 5-0, e manteve a distância de seis pontos sobre o Sporting de Braga, que adiou a conquista do título aos "encarnados" ao golear a Naval 1.º de Maio, por 4-0, na Figueira da Foz.    

Nesta ronda, o FC Porto, próximo adversário do Benfica, foi ganhar, por 5-2, no terreno do Vitória de Setúbal, mas ficou sem o colombiano Falcao para a receção aos "encarnados" devido a castigo disciplinar. Quanto à Académica, venceu o Leixões, em Matosinhos, por 3-1, e garantiu a permanência na I Divisão a duas jornadas do fim. 

Os restantes encontros terminaram empatados: Nacional-Paços de Ferreira (1-1) e Rio Ave-Marítimo (0-0). 

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.