Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Guia para seguir a última jornada da Liga dos Campeões

Jorge Jesus já sabe que o Benfica está fora da Europa, apesar de ainda jogar hoje

Getty

O Benfica está fora, o FC Porto está nos oitavos e o Sporting... ainda tem tudo em aberto. A última jornada da Liga dos Campeões começa esta terça-feira, à hora do costume.

As últimas vagas na prova milionária da Europa, que tem o Real Madrid como campeão, disputam-se entre esta terça e quarta. O 1º e 2º classificados passam aos oitavos de final da Liga dos Campeões; o 3º classificado muda-se para a Liga Europa; o 4º classificado volta para casa. 

- Terça-feira, 9 de dezembro, 19h45

Grupo A Olympiacos-Malmo Juventus-Atlético Madrid (SportTV3)

O Atlético de Madrid já está apurado para os oitavos de final, com 12 pontos. A Juventus tem 9 pontos e fica apurada em 2º lugar se empatar. Se perder e o Olympiacos, que tem 6 pontos, ganhar, fica fora dos oitavos. O Malmo, com três pontos, já está eliminado.

Grupo B Real Madrid-Ludogorets (SportTV1) Liverpool-Basileia (SportTV4) 

O Real Madrid já está apurado, com 15 pontos, e o Ludogorets já está eliminado (mas ainda pode atingir a Liga Europa, em caso de vitória). O Basileia com 6 pontos, só precisa de empatar para manter o 2º lugar. O Liverpool, com 4 pontos, está obrigado a ganhar para ficar em 2º.  

Grupo C Mónaco-Zenit (SportTV2) Benfica-Bayer Leverkusen (TVI)

O Benfica, com 4 pontos, já está eliminado, tanto da Champions como da Liga Europa. O Leverkusen já está apurado para os oitavos, com 9 pontos, e fica em 1º se ganhar ou se empatar e o Mónaco não ganhar. O Mónaco, com 8 pontos, e o Zenit, com 7 pontos, disputam a outra vaga para os oitavos: o vencedor passa e o empate favorece os franceses.

Grupo D Galatasaray-Arsenal (SportTV5) Borussia Dortmund-Anderlecht

O Borussia, com 12 pontos, e o Arsenal, com 10 pontos, já estão classificados para os oitavos de final. O Arsenal só fica em 1.º se ganhar ao Galatasaray e o Borussia perder com o Anderlecht, que tem 5 pontos e vai continuar a jogar na Liga Europa. O Galatasaray, com 1 ponto, fica no último lugar do grupo. 

- Quarta-feira, 10 de dezembro, 19h45 

Rui Patrício fez uma grande exibição quando o Chelsea visitou Alvalade e foi cumprimentado por José Mourinho

Rui Patrício fez uma grande exibição quando o Chelsea visitou Alvalade e foi cumprimentado por José Mourinho

Getty

Grupo E Bayern Munique-CSKA Roma-Manchester City (SportTV4) 

Já ninguém tira o Bayern Munique do 1.º lugar, com 12 pontos. A Roma, o Manchester City e o CSKA têm 5 pontos, pelo que ainda podem ficar em 2.º. A Roma apura-se se ganhar ou se empatar por menos de dois golos e o CSKA não ganhar. O CSKA apura-se se ganhar e a Roma não ganhar. O Manchester City apura-se se ganhar ou se empatar a dois ou mais golos e o CSKA não ganhar.

Grupo F Ajax-APOEL Barcelona-PSG (SportTV3)

O PSG e o Barcelona já estão apurados, com 13 e 12 pontos, e vão decidir quem fica em 1.º do grupo. O Ajax e o APOEL, com 2 e 1 ponto, respetivamente, vão lutar pela vaga que dá acesso à Liga Europa.

Grupo G Chelsea-Sporting (SportTV1) Maribor-Schalke 04 (SportTV5)

O Chelsea já está apurado como 1.º do grupo, com 11 pontos. O Sporting está em 2.º, com 7 pontos, e só precisa de um empate para passar aos oitavos. O Schalke, com 5 pontos, tem de ganhar e esperar que o Sporting perca para ficar em 2.º. O Maribor, com 3 pontos, ainda pode sonhar com a Liga Europa, se ganhar. 

Grupo H FC Porto-Shakhtar Donetsk (SportTV2)  Atlético Bilbau-BATE

No topo já está tudo decidido. O FC Porto está apurado como líder do grupo, com 13 pontos, e o Shakhtar como 2.º, com 8 pontos. Atlético de Bilbau, com 4 pontos, e BATE, com 3 pontos, disputam a vaga da Liga Europa.