Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Desporto

'Gaiola' da Luz não incomoda Super Dragões

  • 333

Fernando Madureira, líder dos Super Dragões, já afirmou publicamente que estar fechado não lhe mete impressão, como acontecerá amnhã no derbi da Luz.

Isabel Paulo (www.expresso.pt)

As claques do FC Porto vão assistir amanhã, pela primeira vez, ao clássico Benfica-FC Porto acantonadas na zona de segurança de vidro acrílico do Estádio da Luz, inaugurada e incendiada a 26 de novembro pelos revoltados vizinhos de Alvalade.

Embora Pinto da Costa tenha referido após a destruição da 'gaiola encarnada' que "nem os animais gostam de estar enjaulados", o líder dos Super Dragões revelou, hoje, ao "JN " que não "faz impressão" à claque portista estar fechada.

Para Fernando Madureira, o importante é o grupo ficar todo junto, apoiar a equipa e ganhar o jogo. O popular líder da mais numerosa claque portista, que participou como habitualmente na reunião de segurança da PSP, também anunciou outra surpresa: os adeptos, ao contrário da época passada, estão autorizados a entrar no Estádio da Luz com faixas de apoio à equipa, bandeiras e tambores.

Batismo de fogo para Vítor Pereira

Em igualdade pontual depois de várias jornadas a cinco pontos de distância do Benfica, os 'azuis e brancos' regressam sexta-feira a um lugar onde foram felizes na época passada e que culminou com os festejos do título, às escuras, na Luz.

Agora, mesmo que a confiança dos adeptos em Vítor Pereira não tenha o fulgor da depositada em André Villas-Boas, Pinto da Costa já afirmou que o campeão nacional vai à Luz para ganhar, independentemente de o jogo "ser na sexta, quinta ou quarta, ou à chegada do avião da seleção".

No batismo de fogo de Vítor Pereira na Luz, os portistas chegam pela terceira vez na história empatados com o Benfica na segunda volta do campeonato. A última vez foi em 2004/05, e tal como nos encontros anteriores, o frente a frente saldou-se num empate.  

Adeptos querem ídolo James a titular 

Fora das contas de Vítor Pereira estão os lesionados Danilo, Varela e Mangala. O jovem James Rodríguez, o novo ídolo dos 'dragões' e talismã da equipa, deverá ser titular, apesar só quinta-feira à noite chegar ao Porto, vindo de Miami, onde defrontou o México. 

Considerado um jogo de alto risco, a PSP vai montar um esquema de 700 agentes para policiar o Estádio da Luz e as suas imediações. Para o interior do recinto, foram contratados 500 stewards.

Os cerca de 2000 adeptos que integram as claques portistas chegarão a Lisboa de autocarro e serão conduzidos para o bairro da Horta Nova, local de onde  seguirão em grupo até à Luz sob vigilância apertada.