Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

"Eu? Prefiro o bacalhau..."

Bom humor dos jogadores é bom augúrio para o jogo de 5ª feira com a Alemanha. Visite o dossiê sobre o Euro-2008.

Rui Cardoso, em Neuchatel

A tarde de 3ª feira teve dos melhores momentos de bastidores deste Euro-2008. Primeiro, uma conferência de imprensa com Cristiano Ronaldo e Petit em grande forma. Depois, um treino cheio de surpresas. Ainda ninguém tinha entrado em campo e já o relvado estava cheio de polícias suíços que, sabendo do aniversário do seu colega Paulo Flor (comissário da PSP e um dos responsáveis pela segurança da selecção), lhe cantaram os parabéns. A seguir, o pelotão policial formou e fez-se fotografar com os jogadores portugueses. Finalmente, a ausência de Ronaldo no treino, obrigou Henrique Jones, médico da selecção, a vir falar com os jornalistas. Um pequeno momento de "frisson", logo desfeito quando se soube que o avançado tinha ido directamente para o ginásio do hotel fazer trabalho específico para recuperar de dores nos gémeos. "Espero que amanhã já possa treinar sem limitações", explicou o referido elemento da equipa médica.

Dada a boa disposição evidenciada por Cristiano Ronaldo desde os primeiros segundos da conferência de imprensa, perguntaram-lhe porque parecia estar tão zangado no jogo de cinco para cinco do treino de ontem. Petit nem lhe deu tempo para responder: "É que ele não gosta de perder nem a brincar. Mas não fiques triste". E, dito isto, tirou um chupa-chupa do bolso e deu ao companheiro de equipa, perante a gargalhada geral.

- Olha que, hoje de manhã, ganhei-te ao 'ping-pong' com a mão esquerda, dizia Ronaldo a rir.

- Isso foi porque eu te deixei ganhar, para não ficares triste outra vez.

Novas perguntas dos jornalistas e novo "show":

- Reparámos que nos treinos o Ronaldo é o único que usa calças. Porquê?

- É porque tenho frio...

- Já que não fala do Manchester e do Real Madrid, diga lá: prefere o 'fish and chips' ou a 'paella'?

- Eu? Eu prefiro é o bacalhau...

Uma onda de boa disposição que levou um jornalista austríaco, recém-chegado, a perguntar aos seus camaradas portuguesas: "As vossas conferências de imprensa são sempre assim?" Referindo-se ao jogo de 5ª feira contra a Alemanha, Ronaldo evidenciou um, mais que razoável, domínio da palavra. "Como já foi dito, nestes jogos um pequeno pormenor pode decidir tudo. Espero ser um pequeno pormenor..."

Respondendo à pergunta do Expresso, que era, como teria jogado se ontem tivesse alinhado pela Áustria, disse Petit: "Esperem por 5ª feira que eu logo mostro". E referindo-se a Cristiano Ronaldo, rematou: "Este miúdo é endiabrado e em qualquer altura pode resolver. É bom tê-lo do nosso lado..."

Dossiê Euro-2008