Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Chamada para embate sérvio. Com treinador de banco ou de bancada?

  • 333

Fernando Santos chamou cinco caras novas

António Cotrim/Lusa

Selecionador nacional repescou cinco caras novas para o jogo com a Sérvia, de apuramento para o Euro-2016. Fernando Santos fica a saber segunda-feira se tem ou não licença do Tribunal Arbitral do Desporto para ir para o banco no Estádio da Luz.

Isabel Paulo

Isabel Paulo

Jornalista

A quatro dias de saber se o Tribunal Arbitral do Desporto mantém os oito jogos de castigo pela expulsão no Mundial do Brasil, Fernando Santos anunciou ao início da tarde os 24 jogadores para o confronto com a equipa sérvia, a 29 de março, uma lista onde figuram, em relação à vitória frente à Arménia (0-1), Fábio Coentrão, Hugo Almeida, Antunes, Eliseu e Ventura.

A 30 de março, será ainda divulgada uma segunda convocatória de 10 ou 11 jogadores para o particular com Cabo Verde, a disputar no Estádio Nacional. A única certeza em relação aos escolhidos para o amigável é que quem jogar com a Sérvia não disputará a partida 48 horas depois devido a impedimento da FIFA, que obriga a um descanso entre jogos de 72 horas.

A cinco jogos do fim da fase de apuramento para o Europeu de 2016 e em segundo lugar do seu Grupo com seis pontos, menos um do que a líder Dinamarca e mais dois do que a Albânia, Fernando Santos não esconde que o próximo jogo é de grande importância as ambições da equipa nacional, que se vencer "passará a depender de si própria" na caminhada rumo a França.

Ausente na era Santos e após um longo jejum de golos, o veterano Hugo Almeida foi uma das surpresas da convocatória, talvez premiado por ter marcado na derrota dos russos do Kuban Krasnodar na última jornada.

Sem conhecer ainda o que o futuro lhe reserva, Fernando Santos apareceu aparentemente descontraído, afirmando estar despreocupado com a menor produtividade de Cristiano Ronaldo e com o seu próprio destino.

O Tribunal Arbitral do Desporto, em Lausane, informou esta tarde que a decisão do recurso do Fernando Santos será anunciada segunda-feira. Qualquer que seja a deliberação, será "definitiva em termos desportivos", apesar de o selecionador ter ainda hipóteses de recorrer um tribunal administrativo  "invocando vícios de forma, algo que não estará nas cogitações de Fernando Santos", adiantou ao Expresso fonte próxima do líder da FPF, Fernando Gomes.

Numa altura em que além do jogo com os sérvios, Portugal tem ainda de enfrentar a Arménia, a 13 de junho, a Albânia, em setembro, e a Dinamarca, em casa, em outubro, uma eventual saída do sucessor de Paulo Bento "não está a ser equacionada pela direção federativa, que já sabia que uma longa suspensão", adiantam da FPF.

Hoje, foi aindo apresentado o novo equipamento aletrnativo da seleção, negro com uma faixa na zona do peito com flashes de luz verde elétrico e vermelho. De acordo com a Nike, a faixa reflete "o estilo de futebol rápido da equipa".

Lista de convocados 

Guarda-redes - Anthony Lopes (Lyon), Rui Patrício (Sporting), Ventura (Belenenses)

Defesas - Antunes (Dínamo Kiev), Bosingwa (Trabzonspor), Bruno Alves (Fenerbahçe), Cédric (Sporting), Eliseu (benfica), Fábio Coentrão (Real Madrid), José Fonte (Southampton) e Ricardo carvalho (Mónaco)

Médios - André Gomes (Valência), João Mário e William Carvalho (Sporting), João Moutinho (Mónaco) e Tiago (Atlético de Madrid)

Avançados - Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Danny (Zenit), Éder (Sporting de Braga), Hugo Almeida (Kuban Krasnodar), Nani (Sporting) Quaresma (FC Porto) e Vieirinha (Wolfsburgo)