Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Benfica TV vai ser paga e negoceia entrada na ZON

Projeto que está a ser desenhado prevê uma subscrição a partir da próxima época. Benfica TV já garantiu jogos do Benfica, liga inglesa e campeonato brasileiro. Mas procura mais conteúdos.

Adriano Nobre e Pedro Candeias

A Benfica TV vai passar a ser paga a partir da próxima época. O projeto que está a ser desenhado prevê um modelo de subscrição com uma mensalidade que deverá, no entanto, ser substancialmente inferior - provavelmente um terço - ao preço atualmente cobrado pela Sport TV (26 euros).

Segundo apurou o Expresso, esta é uma das medidas a adotar pelo clube para rentabilizar os investimentos que está a fazer no reforço de conteúdos do seu canal. Outro dos eixos centrais deste projeto será a entrada do canal na maior operadora de cabo do país, a ZON.

Até ao momento a Benfica TV está apenas disponível no MEO, Cabovisão e Clix TV, mas o Expresso sabe que há negociações avançadas para disponibilizar o canal em todas as plataformas. Só a entrada na ZON fará a Benfica TV chegar a mais 1,4 milhões de lares.

Estas decisões surgem na sequência da vitória do Benfica no concurso para garantir o exclusivo para o mercado português dos direitos de emissão da liga inglesa de futebol, que até agora estavam em posse da Sport TV.

O acordo é válido para as próximas três épocas e segundo fontes contactadas pelo Expresso foi fechado por valores entre os 7,5 milhões e os 8 milhões de euros. Ou seja, cerca de 2,6 milhões por ano. As mesmas fontes revelam que no contrato atualmente em vigor, a Sport TV pagaria cerca de 2,3 milhões de euros por ano.

Além da liga inglesa, a Benfica TV vai também emitir a partir da próxima época os 15 jogos anualmente disputados pelo Benfica em casa na liga Sagres - depois de o clube ter recusado uma proposta de €22 milhões por época para renovar o contrato com a Sport TV - e continuará a ter os direitos do campeonato brasileiro de futebol.

Fontes contactadas pelo Expresso garantem que o Benfica vai continuar atento ao mercado e não descarta a possibilidade de comprar outras competições internacionais para aumentar a sua oferta de conteúdos desportivos e assumir uma concorrência direta com a Sport TV.