Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Benfica procura primeira meia final em 16 anos (vídeo)

Benfica tenta amanhã atingir a primeira meia final de uma competição europeia em 16 anos, procurando confirmar a vantagem conseguida na Luz frente ao Liverpool. (Veja vídeos SIC)

O Benfica tenta na quinta feira atingir a primeira meia final de uma competição europeia em 16 anos, procurando confirmar a vantagem conseguida em casa frente ao Liverpool, nos quartos de final da Liga Europa de futebol. 

No Estádio da Luz, duas grandes penalidades apontadas por Óscar Cardozo permitiram ao Benfica partir para a segunda mão com uma vantagem de 2-1, depois de Daniel Agger ter adiantado os "reds" na eliminatória. 

Nas últimas quatro ocasiões em que o Benfica alcançou os quartos de final foi sempre eliminado e o último apuramento para as "meias" surgiu em 1993/94, acabando os "encarnados" por falhar o acesso à final da Taça das Taças frente ao Parma. 

Em 2005/06, o Benfica afastou o Liverpool nos oitavos de final da Liga dos Campeões, mas acabou por cair na ronda seguinte frente ao FC Barcelona, que se sagraria campeão europeu. 

Um ano depois, os "encarnados" perderam com o Espanyol de Barcelona nos quartos de final da Taça UEFA, tendo antes sido eliminados pela Fiorentina, na Taça das Taças de 1996/97, e pelo AC Milan, na Liga dos Campeões de 1994/95.

Benfica só conseguiu eliminar Liverpool em 2006/2007

Em quatro eliminatórias frente aos "reds", duas das quais nos quartos de final, o Benfica apenas em 2006/07 conseguiu eliminar a equipa de Liverpool.

Para o encontro de quinta feira, o treinador do Benfica, Jorge Jesus, não deverá poder contar com o argentino Javier Saviola, o brasileiro Weldon e o português César Peixoto, lesionados. 

No Liverpool, as baixas são nas alas, com o argentino Emiliano Insua e o holandês Ryan Babel castigados e o argentino Maxi Rodriguez impedido de jogar, depois de já ter representado o Atlético de Madrid nas competições europeias. 

Caso se qualifique para as meias finais, o Benfica sabe que vai encontrar uma equipa espanhola, uma vez que o Atlético de Madrid, de Simão e Tiago, recebe o Valência, de Miguel e Manuel Fernandes, depois do empate a duas bolas registado no Mestalla. 

Nos outros dois encontros, Fulham e Hamburgo, que recebe a final, procuram manter a vantagem de 2-1 alcançada em casa frente a Wolfsburgo e Standard de Lige, respetivamente. 

Programa da segunda mão dos quartos de final:

Wolfsburgo, Ale - Fulham, Ing, 20:15.  Standard Lige, Bel - Hamburgo, Ale, 20:15.  Atlético Madrid, Esp - Valência, Esp, 20:15.  Liverpool, Ing - Benfica, Por, 20:15. 

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Veja o vídeo SIC da partida do Benfica para Inglaterra:

Veja vídeo SIC com o último treino do Liverpool: