Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Benfica em Coimbra em busca do título

Benfica procura domingo em Coimbra obter os primeiros três de sete pontos que lhe faltam para chegar ao título de campeão, numa 27.ª jornada da Liga que pode ditar a descida do Belenenses.

O Benfica procura domingo em Coimbra obter os primeiros três de sete pontos que lhe faltam para chegar ao título de campeão de futebol, numa 27.ª jornada da Liga que pode ditar a descida do Belenenses.

Cenários muito distintos para dois históricos de Lisboa, com o Benfica cada vez mais perto do título, que não conquista desde 2004/05, sobretudo depois de ter passado terça feira importante teste no "derby" de Lisboa com o Sporting (2-0). 

A partida, agendada para as 18:00 no estádio Cidade de Coimbra, não está igualmente livre de pressão para a Académica, que ainda discute a manutenção no escalão máximo do futebol português. 

Os "estudantes" estão três lugares acima da descida (12.º), mas apenas com mais um ponto do que Vitória Setúbal (13.º, com 25 pontos) e Olhanense (14.º), equipas imediatamente acima da linha de água. 

Em Coimbra, as "águias" não contam com o capitão Luisão, um dos jogadores mais utilizados e que cumprirá castigo, mantendo-se em dúvida Cardozo, que sofreu uma entorse frente ao Sporting, e Saviola, em final de recuperação a lesão. 

FC Porto recebe Vitória de Guimarães

Pouco depois do jogo em Coimbra entra em "cena" o FC Porto, que recebe no estádio do Dragão o Vitória de Guimarães (20:15), em jogo com alguns interesses ainda em discussão. 

O tetracampeão nacional, a 11 pontos da liderança, ainda alimenta a possibilidade de chegar ao segundo lugar - possível se o Braga ainda vier a escorregar (está a cinco pontos) -, e os vimaranenses ainda discutem o quarto lugar. 

Quando a equipa de Jesualdo Ferreira entrar em campo já saberá o resultado do Sporting de Braga, que recebe na véspera o "aflito" Leixões (15.º), num jogo em que a equipa "arsenalista" quer continuar a alimentar o sonho de um título inédito. 

Do outro lado está um Leixões em situação complicada, quase proibido de perder pontos. Está a quatro pontos da zona de manutenção e tem à sua frente Olhanense e Setúbal, numa luta que se adivinha acesa até final. 

Belenenses poderá descer já de divisão

Já o Sporting, com uma época para "esquecer", segura apenas o quarto lugar. A derrota na Luz (2-0) está já para trás e os "leões" fecham segunda feira a jornada com a receção a um Vitória de Setúbal também a precisar de pontos. 

É também na zona de descida que as contas se começam a fazer e se os sadinos ainda tentam fugir a uma condenação, a verdade é que têm dois jogos de altíssimo risco: vão a Alvalade e recebem logo de seguida o FC Porto (na 28.º ronda). 

Com significativo atraso pontual começa a estar o Belenenses, que no domingo recebe o Rio Ave (16:00) - também em mau momento - e que verá consumada a descida caso Olhanense (recebe sexta feira o Marítimo) e Setúbal façam mais pontos. 

 

- sexta feira, 16 abr: Olhanense - Marítimo, 20:15 (SportTV).

- sábado, 17 abr: Paços de Ferreira - Naval, 19:15 (SportTV). Sporting de Braga - Leixões, 21:15 (SportTV). 

- domingo, 18 abr: Nacional - União Leiria, 16:00. Belenenses - Rio Ave, 16:00. Académica - Benfica, 18:00. FC Porto - Vitória Guimarães, 20:15 (RTP). 

- segunda feira, 19 abr: Sporting - Vitória de Setúbal, 20:15 (SportTV). 

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.