Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Benfica e FC Porto em campo: contamos-lhe tudo e mais alguma coisa

JOSÉ COELHO / LUSA / EPA

Depois da vitória do Sporting em Guimarães (0-2), Benfica e FC Porto dão hoje o pontapé de saída na 8ª edição da Taça da Liga. No estádio da Luz, o Benfica recebe o Nacional da Madeira, enquanto a norte o FC Porto desloca-se a Vila do Conde para defrontar o Rio Ave. Além da importância na qualificação, estes serão jogos que reacendem duelos antigos, traumas do passado e a última oportunidade para alguns jogadores.

GRUPO A

BENFICA - NACIONAL (21H15 / SPORT TV 1)

Tão amigos que nós somos?

"Na vida um vintém é sempre um vintém e um cretino é sempre um cretino." Foi desta forma que Manuel Machado respondeu aos quatro dedos em riste de Jorge Jesus em pleno estádio da Luz (6-1), corria o ano de 2009 e o técnico da Amadora cumpria os primeiros tempos como treinador do Benfica. Daí em diante, duelos entre Benfica e Nacional assumem algumas curiosidades extras e o de hoje não será exceção. 

Novos amigos

Depois de um período conturbado, Jorge Jesus decidiu fazer as pazes com Manuel Machado. Para continuar? 

- Nacional? É bom!

Enquanto treinador do Benfica, Jorge Jesus venceu sempre o Nacional na Luz. Em seis jogos, marcou 20 e sofreu apenas quatro golos. 

Aquecer para entrar...ou sair?

Artur, Lisandro, Cristante e Bebé deverão ter nova oportunidade de mostrar valor. A jogar apenas duas provas, o plantel deverá emagrecer na reabertura do mercado em Janeiro. 

O primeiro sem Enzo

Agora é oficial. Enzo Perez rumou ao Valência por 25 milhões de euros. Pizzi deverá ter nova oportunidade de mostrar a Jesus que pode ser a escolha certa para o lugar do argentino. 

 

 

GRUPO D

RIO AVE - FC PORTO (19H15 / SPORT TV 1)

"Desta já nos livrámos." Ou então não...

Numa competição muitas vezes deixada em plano secundário pela equipa azul e branca, Lopetegui deverá aproveitar a oportunidade para dar minutos de jogo aos futebolistas menos utilizados - e, quem sabe, encontrar um substituto para aqueles que estão de partida para o CAN. O jogo deverá marcar ainda o regresso de Helton à competição. 

Aí está Helton.

Nove meses depois, Helton deverá voltar à competição no jogo desta noite, depois da grave lesão sofrida. 

CAN a chegar, jogadores a sair.

Jogadores como Brahimi e Aboubakar farão em Vila do Conde o último jogo antes da saída para a CAN (Taça das Nações Africanas), onde representarão Argélia e Camarões, respetivamente. 

Espírito de conquista

Sendo esta a única prova nacional não conquistada pelo FC Porto, Lopetegui não enjeitará a oportunidade de a vencer, revelando-se por isso decisivo este jogo fora de portas. 

...Kelvin está em campo?

Esta deverá ser a maior preocupação de Roderick Miranda, defesa do Rio Ave. O antigo jogador do Benfica ficou ligado ao lance que em 2013 deu o título ao FC Porto, aos 92 minutos de jogo. Depois disso, nunca mais Roderick defrontou os azuis e brancos.