Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Belenenses despromovido 11 anos depois

O Belenenses foi despromovido à Liga de Honra, após 11 épocas seguidas no escalão principal, ao perder por 2-0 no terreno do Vitória de Guimarães, em jogo da 28.ª jornada

O Belenenses foi despromovido à Liga de Honra de futebol, após 11 épocas seguidas no escalão principal, ao perder por 2-0 no terreno do Vitória de Guimarães, em jogo da 28.ª e antepenúltima jornada da Liga principal. 

Andrezinho, de grande penalidade (27 minutos), e Nuno Assis (47) construíram o resultado que ditou o triunfo do Vitória de Guimarães (5.º) no jogo disputado no Estádio D. Afonso Henriques. 

Classificada no 16.º e último lugar com apenas 17 pontos (duas vitórias e 11 empates), a equipa de Lisboa foi incapaz de alcançar o triunfo, único resultado que lhe permitia adiar a confirmação da descida por, pelo menos, mais uma jornada. 

Com duas rondas pela frente, ou seja, seis pontos em disputa, os "azuis" já não podem alcançar o 14.º posto, sinónimo de manutenção, que é ocupado pelo Olhanense, com 25 pontos, tantos quanto o Vitória de Setúbal (13.º) e mais três do que um Leixões (15.º), ainda em luta para se manter nos escalão maior. 

"Secretaria" salvou duas últimas épocas

Depois de ter assegurado a manutenção na "secretaria" em 2005/06 e na época passada, devido a despromoções administrativas do Gil Vicente, no primeiro caso, e do Estrela da Amadora, no segundo, o Belenenses regressa ao escalão secundário após 11 épocas seguidas entre a elite. 

O histórico clube de Lisboa, campeão nacional uma vez, em 1945/46, contabiliza 72 presenças na competição principal e é o mais assíduo depois dos "totalistas" Benfica, FC Porto e Sporting, que contabilizam 76 participações, incluindo esta época. 

O Belenenses esteve apenas três vezes no escalão secundário, a última das quais em 1998/99. 

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.