Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

A caixinha de surpresas que promete revolucionar os treinos do Benfica

Chama-se 360S, e é um simulador com o qual o Benfica pretende revolucionar os treinos e fazer dos jogadores máquinas de precisão. O Expresso mostra-lhe como funciona o sistema que já está a funcionar no centro de treinos do Seixal.

Pediram ao Kévin, que é júnior do Benfica, para dar um arzinho da sua graça dentro daquela caixa para jornalista ver. E foi o que ele fez. Aos pulinhos, o Kévin foi esperando e esperando que as bolas de futebol fossem saíndo de um dos quatro cantos do cubo mágico, recebendo cada uma delas e disparando-as para onde a máquina pedia: para uma baliza, para os pés de um jogador em movimento, para um alvo também ele em movimento. A cada passe/remate certeiro (ou assim-assim) era-lhe atribuído uma pontuação. E o Kevin, que tem o número 10 nas costas, saiu-se bem. Muito melhor do que este jornalista.

Esta foi uma demonstração do 360S, o novo simulador do Benfica cuja tecnologia foi totalmente desenvolvida em Portugal. E o que faz ele? Treina o passe, a receção e a destreza física e mental dos jogadores que são obrigados a responder em frações de segundo às "ordens" da máquina. Dentro de quatro paredes 'forradas' com redes LED, os jogadores vão sendo desafiados a acertar em coisas que são estátitcas ou que estão em movimento. Mas o melhor, mesmo, é ver o vídeo para perceber como o 360S funciona pelos pés e pelas mãos de quem o usa.