Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Telma Monteiro conquista bronze

  • 333

INÁCIO ROSA/LUSA

Aos 30 anos, a judoca portuguesa conquista a sua primeira medalha olímpica após derrotar a romena Corina Caprioriu

É a primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos do Rio. Telma Monteiro conquistou esta segunda-feira o bronze, ao vencer a romena Corina Caprioriu na categoria -57kg.

A judoca portuguesa manifestou-se satisfeita por ter conquistado aquilo que faltava no seu currículo: “Já perseguia esta medalha há 12 anos. Costuma dizer-se que à terceira é de vez, à quarta é medalha. Vale a pena não desistirmos dos nossos sonhos, vale a pena lutarmos”, disse Telma Monteiro aos jornalistas na zona mista da Arena Carioca 2.

A atleta lusa – oitava no ranking mundial –, tinha vencido antes a francesa Automne Pavia nas repescagens. Nos quartos de final foi derrotada pela mongol Sumiya Dorjsuren, líder do ranking mundial, depois de ter afastado a neozelandesa Darcina Manuel.

Esta é a primeira medalha olímpica de Telma, após ter participado nos Jogos Olímpicos de Pequim, Atenas e Londres e conquistado cinco medalhas em campeonatos do Mundo e 11 em Europeus.

Com a vitória da judoca, Portugal alcançou a sua 24.ª medalha em Jogos Olímpicos: quatro de ouro, oito de prata e 12 de bronze. Em 2000, o judoca Nuno Delgado também conquistou uma medalha de bronze em Sidney.