Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Guia para este sábado: O que não pode perder da participação portuguesa

  • 333

Alexander Hassenstein/ Getty images

No primeiro dia após a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, há nove atletas portugueses em prova no Rio de Janeiro. Ciclismo, ténis, natação, ténis de mesa e tiro são as modalidades em que Portugal estará representado

Embora já se tenham realizado provas desde dia 4 de agosto, o primeiro dia de competição após a cerimónia oficial de abertura dos jogos Olímpicos acontece este sábado. Está previsto que entrem em campo ou pista centenas de atletas de 21 modalidades diferentes. Entre eles vão estar nove portugueses (quatro no ciclismo, dois na natação, um no ténis, um ténis de mesa e um no tiro).

13h30 | Ciclismo

A prova masculina de ciclismo de estrada está marcada para às 13h30 (hora portuguesa), na Fortaleza de Copacabana. Há quatro portugueses a lutar pelas medalhas: Rui Costa, Nelson Oliveira, José Mendes e André Cardoso.

A transmissão em direto começa às 13h20 na Sport TV5. Entre as 18h e as 20h15 a RTP tem prevista a emissão da prova de estrada de ciclismo, a final do tiro e a primeira ronda de ténis.

17h02 | Natação

Alexis Santos será o primeiro português a mergulhar na piscina do Estádio Aquático. O atleta de 24 anos disputará a segunda eliminatória dos 400 metros estilos. Caso consiga integrar o lote dos oito melhores nadadores, estará presente na final, que se realiza também este sábado às 2h03.

Ainda na natação e na mesma prova, mas na vertente feminina, estará em competição Victoria Kaminskaya (às 18h14). À semelhança do que acontece com Alexis Santos, se a nadadora de 20 anos garantir o apuramento para final, volta a nadar às 2h49.

A transmissão em direto das eliminatórias começa às 17h, na Sport TV4. Quem quiser acompanhar as finais em direto poderá fazê-lo a partir das 2h, pela Sport TV5.

18h | Ténis

Tudo indica que a partir das 18h, o tenista Gastão Elias esteja frente-a-frente ao australiano Thanasi Kokkinakis. A hora do arranque da partida pode variar, pois o português só entrará no terceiro jogo que terá lugar no court 6 do Centro Olímpico de Ténis. O português disputa a primeira ronda da prova individual masculina.

Além da emissão da prova de estrada de ciclismo e da final de tiro, a RTP tem prevista a emis-são da primeira ronda de ténis entre as 18h e as 20h15.

17h | Tiro

João Costa vai representar Portugal na prova de 10 metros com pistola. O atleta português entra competição às 17h para a qualificação, que terá lugar no Centro de Tiro Olímpico. Caso consiga garantir um lugar na final, volta a apresentar-se às 19h30.

Não está prevista a transmissão televisiva da prova de qualificação. No entanto, a final pode ser acompanhada através da Sport TV 2, a partir das 19h30. Além da emissão da prova de estrada de ciclismo e da primeira ronda de ténis, a RTP tem programada a emissão da final de tiro entre as 18h e as 20h15.

00h30 | Ténis de Mesa

A última portuguesa a entrar em prova no sábado é Shao Jieni. A atleta vai disputar, no Rio Centro 3, a segunda ronda dos singulares femininos de Ténis de Mesa.

A transmissão da prova será feita pela Sport TV5, que começa a emissão (inclui primeira ronda masculina e segunda feminina) pelas 22h50. A RTP também transmite provas da modalidade, mas não deverá incluir a prestação da mesa-tenista nacional.

Poderá existir alteração de horários e transmissões. As informações reunidas neste guia tem por base as páginas oficiais do Rio 2016 e do Comité Olímpico Português, bem como a programação disponibilizada pelos canais de televisão.