Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Morreu Moniz Pereira, o “Senhor Atletismo”

  • 333

MANUEL DE ALMEIDA / LUSA

Símbolo do atletismo e do desporto nacional, Mário Moniz Pereira faleceu aos 95 anos, noticia o Sporting. As causas da morte ainda não são conhecidas

Mário Alberto Freire Moniz Pereira faleceu este domingo aos 95 anos, segundo avança o Sporting Clube de Portugal. As causas da morte ainda não são conhecidas.

“O Sporting CP lamenta informar a morte do Professor Mário Moniz Pereira, com 95 anos, pelo qual está de luto. O Professor Mário Moniz Pereira é o símbolo máximo do ecletismo do Sporting CP e desporto nacional”, avança o Clube num curto comunicado publicado na sua conta de Facebook e no Twitter.

Antigo dirigente, técnico e atleta, Moniz Pereira evidenciou-se pelo seu percurso no atletismo de alta competição, através do Sporting e da seleção nacional. No seu currículo, conta com a participação em 12 Jogos Olímpicos como treinador.

Treinou e projetou grandes atletas do desporto nacional, como Carlos Lopes, os irmãos Castro e Fernando Mamede, e procurou sempre apostar na defesa do atletismo nacional a nível internacional. Crítico da “ditadura futebolística” que domina Portugal, o seu momento de glória ocorreu quando Carlos Lopes ganhou a medalha de ouro em Los Angeles, nos Jogos Olímpicos de 1984.

Foi ainda diretor do Estádio Nacional e da Federação Portuguesa de Atletismo, bem como selecionador nacional desta modalidade. Este percurso ímpar valeu-lhe o título de “Senhor Atletismo”, “fazedor de campeões” e ainda distinções como a Medalha de Mérito Desportivo (em 1976 e 1984), a Medalha de Mérito em Ouro (1985), a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique (1980) e a Comenda da Ordem de Instrução Pública (1984).

Nascido a 11 de fevereiro de 1921 e licenciado em Educação Física pelo Instituto Nacional de Educação Física (INEF) de Lisboa, Moniz Pereira desde cedo apostou na sua paixão pelo desporto, não se ficando pelo atletismo. Praticou outras modalidades, como andebol, voleibol, hóquei em patins, ténis de mesa, basquetebol e futebol, e dedicou-se ainda ao ensino universitário, à escrita e à música.

Notícia atualizada às 22h07