Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Kris Meeke (Citroen DS3 WRC) repete Portugal

  • 333

Oitavo na estrada, o inglês Kris Meeke (Citroen DS3 WRC) comando o Rali da Finlândia, no final da 1.º etapa, repetindo o que havia feito em Portugal

Já nas florestais portuguesas o inglês tinha beneficiado da posição de partida, para comandar a prova, situação que se repete nas rápidas classificativas finlandesas, com os carros da marca francesa a mostrarem que, apesar da idade, ainda são competitivos, já que o seu compatriota Craig Breen ocupa o quinto lugar.

Entre eles estão, o finlandês Jari-Matti Latvala (VW Polo WRC), segundo que perdeu tempo com um furo, o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 WRC) tal como Kris Meeke, a aproveitar a posição de largada e os problemas dos outros para ocupar a terceira posição, e o norueguês Andreas Mikkelsen (VW Polo R WRC), um dos comandantes após a Super Especial de abertura, que está a escasso 1,1” do derradeiro lugar do pódio.

O estónio Ott Tanak (Ford Fiesta RS WRC), que partilhava o comando com o norueguês após a Super Especial, desceu para oitavo, primeiro com problemas na suspensão traseira, depois com um furo.

Em pior situação está o campeão do mundo, o francês Sébastien Ogier (VW Polo R WRC), que saiu da estrada, na 10.ª especial, quando era terceiro, e perdeu 16 minutos para a ela regressar, o que o coloca no fundo da tabela, restando-lhe tentar ser o mais rápido na “Power Stage” para não sair em branco da prova finlandesa.

O finlandês Esapekka Lappi (Skoda Fabia R5), que fecha o “top ten”, comanda entre os RC2, à frente do seu compatriota Teemu Suninen (Skoda Fabia R5) e do alemão Pontus Tidemand (Skoda Fabia R5).

Bernardo Sousa (Ford Fiesta R2) é 45.º, terceiro entre os envolvidos no Troféu DMack, em que todos competem com carros da marca da oval, atrás do inglês Osian Pryce e do finlandês Max Vatanen, com o primeiro lugar a estar à distância de 46,0”.

Hoje corre-se a segunda etapa, que integra uma dupla passagem por quatro especiais, uma delas com 33 km, que é a mais extensa da prova.

Classificação geral, no final da 1.ª etapa

1.º, Kris Meeke/Paul Nagle (Citroen DS3 WRC), 1.13’22,2”
2.º Jari-Matti Latvala/Mikka Antilla (VW Polo R WRC), a 18,1”
3.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 WRC), a 44,3”
4.º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (VW Polo R WRC), a 45,
4”
5.º Craig Breen/Scott Martin (Citroen DS3 WRC), a 53,8”
6.º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai i20 WRC), a 58,2”
7.º Mads Ostberg /Ola Floene (Ford Fiesta RS WRC), a 1’02,9”
8.º Ott Tanak/Raigo Molder (Ford Fiesta RS WRC), a 1’14,4”
9.º Eric Camilli/Benjamin Veillas (Ford Fiesta RS WRC), a 1’22,6
10.º Esapekka Lappi/Janne Ferm (Skoda Fabia R5), a 2 01,8”

45.º, Bernardo Sousa/Hugo Magalhães (Ford Fiesta R2), a 13’26,9”

Estão classificadas mais 26 equipas.