Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Lopetegui é o novo selecionador espanhol

  • 333

Federação espanhola de futebol anunciou esta quinta-feira a contratação do ex-técnico do FC Porto

Isabel Paulo

Isabel Paulo

Jornalista

É oficial: Julen Lopetegui é o novo selecionador de Espanha. O anúncio foi feito esta manhã pela Real Federação Espanhola de Futebol, sendo apresentado oficialmente às 18h30 (17h30 em Lisboa) na Cidade do Futebol, em Las Rozas de Madrid.

O técnico vai suceder a Vicente del Bosque à frente da seleção espanhola, após ter sido eliminada pela Itália nos oitavos de final do Euro 2016.

O treinador mal-amado pelos portistas foi despedido unilateralmente em meados de janeiro, após um ano e meio sem ganhar um único título e crescente distanciamento no balneário. O ex-selecionador campeão europeu pelos seleções espanholas de sub-19, em 2011 e 2012, e pelos sub-21, em 2013, volta agora à La Roja para treinar a equipa principal, orfã de Del Bosque depois dos desaires no Mundial do Brasil e no Euro 2016.

Lopetegui, de 49 anos, e o FC Porto não terão chegado ainda a um acordo de rescisão, litígio espoletado face à intransigência do treinador espanhol em receber, além dos salários até ao final do contrato, em 2017, todos os prémios a que teria direito caso vencesse os troféus ainda em disputa quando foi despedido em janeiro.

Há um mês, o jornal “Marca” tinha anunciado a contratação do técnico espanhol para orientar o Wolverhampton, da II Liga Inglesa.