Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Rússia poderá ser banida dos Jogos Olímpicos do Rio

  • 333

GETTY

A decisão será tomada esta terça-feira em sequência do gigantesco esquema de doping - criado após os Jogos de Olímpicos de Vancouver em 2010 e mantido pelo menos até agosto de 2015 - confirmado num relatório apresentado segunda-feira

O Comité Olímpico Internacional (COI) vai decidir esta terça-feira se irá banir sumariamente a totalidade dos atletas russos de participarem nos Jogos Olímpicos do Rio (que têm início a 5 de agosto). O endurecimento das sanções em relação aos atletas russos surge na se sequência do gigantesco esquema de doping confirmado num relatório apresentado, ontem, segunda-feira.

O presidente do COI, Thomas Bach,irá anunciar numa conferência telefónica eventuais “medidas provisórias e sanções”.

Uma investigação independente, comissariada pela Organização Mundial Contra o Doping, confirmou as anteriores denúncias de que a Rússia coordenou uma operação de doping em larga escala dos seus atletas durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi (Rússia) em 2014.

Doping de Estado desde Vancouver 2010

As conclusões vão mesmo mais longe, referindo que o esquema foi criado após os Jogos de Vancouver de 2010 e mantido pelo menos até agosto de 2015.

“A surpresa dos resultados da investigação sobre Sochi foi a revelação da amplitude da supervisão estatal e da orquestração direta do laboratório de Moscovo no processamento e cobertura das amostras de urina dos atletas russos de praticamente todas as modalidades antes e depois dos Jogos de Sochi”, referiu o advogado canadiano Richard McLaren, da Universidade de Western, que conduziu a investigação.

McLaren disse esta segunda-feira em conferência de imprensa não haver “a mais pequena dúvida” que os laboratórios de Moscovo e de Sochi protegeram os atletas russos.

O programa permitiu falsificar os resultados de pelo menos 312 testes antidoping, tendo durado pelo menos até ao campeonato mundial de natação que teve lugar no ano passado em Kazan, Rússia.

Em maio, o ex-responsável russo pelo laboratório das análises antidoping, Grigory Rodchenkov, declarara ao “The New York Times” que encobriu um esquema para uso de doping durante os Jogos de Sochi, tendo sido diretamente instruído para tal por responsáveis do Ministério dos Desportos. Algo agora confirmado.

Os autores do relatório recomendam que todos os atletas russos sejam banidos dos Jogos Olímpicos que vão ter lugar no próximo mês no Rio de Janeiro