Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Ó da Guarda

  • 333

O Renault Gordini em que José Carpinteiro Albino ganhou o Rali Tap em 1967 ainda anda...

Clube Escape Livre

Um rali que não é como os outros e onde os pilotos correm pouco mas se divertem muito

Já foi um rali a doer, com classificativas e luta pelo pódio mas nos últimos anos esta iniciativa do Clube Escape Livre passou a reunir na Guarda entusiastas do automóvel, entre pilotos no ativo ou retirados, representantes de marcas, jornalistas e todos os que, profissional ou afetivamente, estão ligados ao mundo automóvel. Realizada entre 1988 e 2006, regressou em 2015 com o figurino atual.

À porta do Museu da Miniatura em Gouveia: quantos cabem dentro de um Ford Focus?

À porta do Museu da Miniatura em Gouveia: quantos cabem dentro de um Ford Focus?

Clube Escape LIvre

Na edição deste ano, realizada no fim de semana de 2 e 3 de julho, houve de tudo um pouco. Desafiaram-se as leis da física, comprimindo 25 pessoas dentro de um Ford Focus. Pedro Castelo, antigo diretor do "Autosport", fez a mais curta prova de perícia de que há memória: menos de 20 segundos. E Carlos Silva, piloto ainda ativo no TT, mostrou como é que se muda um pneu enquanto o diabo esfrega um olho.

Presença insólita no pódio: uma vaca de peluche chamada Amélia

Presença insólita no pódio: uma vaca de peluche chamada Amélia

A prova de perícia, a verdadeira, foi ganha por Nuno Antunes, em Mini Cooper S mas, durante alguns instantes, o lugar cimeiro do pódio foi ocupado por uma vaca de peluche chamada Amélia e com licença desportiva em dia, como se pode confirmar por uma das imagens que ilustram esta prosa.

Museu da Miniatura em Gouveia, memória da visita papal de 1991

Museu da Miniatura em Gouveia, memória da visita papal de 1991

Pelo meio, a visita ao curioso Museu da Miniatura em Gouveia onde se podem ver milhares de reproduções à escala de carros de corrida ou de viaturas usadas por chefes de Estado, incluindo o UMM adaptado a papamóvel usado por João Paulo II durante a visita a Portugal em maio de 1991. Algumas são de fabrico português mostrando VW Carocha com as cores da PSP, carros de bombeiros, táxis, etc.

E já que de carros de corrida se falou, Eduardo Carpinteiro Albino trouxe a este rali o Renault 8 Gordini 1300 com que o seu pai José Carpinteiro Albino ganhou a primeira edição do Rali TAP em 1967. Ainda anda! Na ocasião foi lançado o livro “José Carpinteiro Albino” da autoria do jornalista Sérgio Veiga, profusamente ilustrado com imagens dos tempos heróicos do automobilismo em Portugal.