Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Tiago Monteiro vai a Vila Real à procura da desforra

  • 333

Piloto português quer dar este fim de semana uma alegria aos milhares de espectadores que vão acorrer ao mítico traçado transmontano e juntá-lo à lista de circuitos onde já venceu no Mundial de Carros de Turismo

Pedro Roriz

Um ano depois, Tiago Monteiro (Honda Civic) volta a Vila Real em busca da vitória que lhe escapou na edição de 2015. Já vencedor de corridas do WTCC no Estoril e em Portimão, o piloto português quer dar este fim de semana uma alegria aos milhares de espectadores que vão acorrer ao mítico traçado transmontano, na jornada que fecha a fase europeia do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo, e juntar Vila Real à lista dos traçados onde já venceu.

Vitória que o poderá manter na discussão do pódio final, uma vez que a possibilidade de conquistar o título está descartada em consequência da desclassificação das corridas de Marrocos.

Como de costume a oposição será de altíssima qualidade, com a Citroën (Jose Maria Lopez e Yvan Muller) apostada em “vingar” o descalabro verificado na Rússia, onde pela primeira vez este ano nenhum dos seus pilotos venceu uma corrida e Yvan Muller ocupou o lugar mais baixo do pódio na segunda.

Recorde-se que em 2015 a Citroën venceu as duas corridas transmontanas por Jose Maria Lopez e Ma Qing Hua.

Dominadora em Moscovo, onde Gabriele Tarquini e Nicky Catsburg triunfaram, não é crível que a Lada repita a façanha, tanto mais os seus carros vão transportar mais 70 quilos de lastro, contra os 80 quilos que se mantêm na Citroën e os 60 quilos da Honda, pelo que deixará de beneficiar do facto de estar mais leve.

A edição deste ano do Circuito de Vila Real foi alvo de modificações, na “chicane” de Mateus, indo ao encontro do desejo manifestado pelos pilotos. Chegou a ser levantada a hipótese da rotunda que antecede a reta da meta poder ser feita pelos dois lados, como sucede nas provas de ciclismo, cabendo ao piloto fazer a sua opção. Só que o facto do lado esquerdo servir de acesso à via das “boxes” impediu a concretização dessa vontade dos responsáveis do Eurosport, pelo que o traçado se mantém quase inalterado.

O programa transmontano completa-se com o ETCC, que pela primeira vez está em ação em Portugal e onde competem os portugueses Fábio Mota e Manuel Pedro Fernandes, além, de corridas dos Campeonatos Nacionais de Velocidade, Clássicos e Legends.

Classificações dos Mundiais antes da prova de Vila Real:

Pilotos – 1.º, Jose Maria Lopez, 223 pontos; 2.ºs, Mehdi Bennani e Nicky Catsburg, 118; 4.º, Tiago Monteiro, 112; 5.º, Yvan Muller, 109; 6.º, Norbert Michelisz, 105; 7.º, Gabriele Tarquini, 104; 8.º, Robert Huff, 103; 9.º, Tom Chilton, 84; 10.º, Hugo Valente, 68. Estão classificados mais oito pilotos

Marcas – 1.º, Citroën, 523 pontos; 2.º, Honda, 351; 3.º, Lada, 323; 4.º, Polestar 145.