Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Atletas russos “livres de doping” poderão participar nos Jogos Olímpicos

  • 333

LAURENT GILLIERON/EPA

Decisão do Comité Olímpico Internacional permite ‘contornar’ a suspensão imposta pela Associação Internacional das Federações de Atletismo, mas exige que os atletas sejam previamente “declarados elegíveis”, após rigorosa avaliação individual

Apesar de apoiar a decisão da Associação Internacional das Federações de Atletismo, que decidiu proibir a equipa russa de participar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou esta terça-feira que os atletas russos livres de doping poderão competir no Brasil, em agosto.

Com a Rússia e o Quénia especialmente sob escrutínio, como afirmou o presidente do COI, Thomas Bach, os atletas destes países terão, no entanto, terão de ser “declarados elegíveis pelas suas federações internacionais, depois de uma avaliação individual”.

Mais. A ausência de controles antidoping positivos nos seus países não vai ser suficiente. Outros exames, “supervisionados e aprovados pelas autoridades internacionais” terão de ser considerados, como é o caso dos certificados pela Agência Mundial Antidopagem.

Segundo a “BBC News”, o que não está ainda claro é se os atletas russos que receberem autorização para participar nos Jogos Olímpicos poderão fazê-lo em reprsentação do seu país de origem.