Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Joseph Blatter terá desviado 71 milhões de euros da FIFA

  • 333

Philipp Schmidli/GETTY

Ex-presidente da FIFA e outros dois membros da organização terão desviado cerca de 71 milhões de euros para enriquecimento pessoal, segundo avançaram os advogados responsáveis pelo caso de corrupção que estalou o ano passado

Inês Rosado

A descoberta foi feita esta quinta-feira durante uma rusga aos escritórios de Joseph Blatter, Jerome Valcke (ex-secretário geral) e Marcus Kattner (ex-diretor financeiro). A equipa de advogados contratada pela FIFA descobriu um esquema de desvio de dinheiro que terá proporcionado aos três membros da FIFA um enriquecimento extra de 71 milhões de euros.

"As evidências revelam que se tratou de um esforço coordenado dos três para enriquecimento pessoal através do aumento dos salários e dos bónus adjacentes dos Mundiais de futebol", confidenciou Bill Burck, advogado responsável pelo caso, acrescentado ainda "ao todo, amontoaram a quantia de 71 milhões de euros nos últimos cinco anos."

O escândalo de corrupção na FIFA, cujo principal visado é Joseph Blatter, estalou em março do ano passado quando este foi acusado formalmente de má gestão do dinheiro da organização.

Em setembro de 2015 foi aberto o processo judicial contra Blatter, que foi suspenso pelo Comité Central da FIFA durante seis anos. O ex-dirigente máximo da organização nega ter cometido qualquer ilegalidade.