Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Paulo Fonseca vai treinar Shakhtar Donetsk

  • 333

O treinador que ajudou o Sporting de Braga a conquistar a Taça de Portugal assinou contrato por duas temporadas com o clube ucraniano

Depois de o Sporting de Braga ter anunciado esta terça-feira à tarde o acordo para a rescisão do contrato que o unia ao técnico por mais uma temporada, o Shakhtar Donetsk revelou, também na internet, a contratação do treinador que conquistou a Taça de Portugal há pouco mais de uma semana.

Com Paulo Fonseca, viajam para a Ucrânia os adjuntos Nuno Campos, Pedro Moreira e Tiago Leal.

“Trata-se de um especialista jovem, ambicioso e altamente qualificado, que, estou certo, vai fazer de tudo para os adeptos sentirem orgulho na sua equipa. O Paulo precisa do Shakhtar e o Shakhtar precisa do Paulo”, disse o presidente do clube, Rinat Akhmetov, em declarações reproduzidas pelo site do clube, onde anunciou a contratação para duas temporadas.

Paulo Fonseca rende no comando técnico dos ucranianos o romeno Mircea Lucescu, novo treinador dos russos do Zenit, que orientou o Shakhtar durante 13 temporadas.

“Estou muito feliz por vir fazer parte de um clube como o Shakhtar. Trabalhar num clube destes é um enorme privilégio para qualquer treinador. Quero dizer aos adeptos que vamos continuar todo o trabalho que foi realizado por muitos anos no Shakhtar. Somos ambiciosos e vamos depositar todas as nossas ambições num futebol bonito e de qualidade”, disse o treinador português.

O Sporting de Braga agradeceu a Paulo Fonseca e à sua equipa técnica “a dedicação e o empenho colocados na defesa e na valorização deste clube, desejando que o futuro lhes reserve os maiores êxitos pessoais e profissionais”.

O treinador, de 43 anos, chegou a Braga no início da época que agora findou, tendo ficado em quarto lugar no campeonato e conquistado a Taça de Portugal diante do FC Porto, 50 anos depois da primeira e, até então, única vitória nessa competição.

Atingiu ainda os quartos de final da Liga Europa, tendo sido eliminado precisamente pelo Shakhtar Donetsk, e as meias-finais da Taça da Liga, caindo perante o Benfica, vencedor da prova.

Na I Liga portuguesa, conta com passagens por Paços de Ferreira e FC Porto.