Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Fernando Gomes não troca FPF pela UEFA

  • 333

Fernando Gomes é presidente da Federação Portuguesa de Futebol desde 2011

RUBEN SPRICH/Reuters

Expresso sabe que Fernando Gomes rejeitou esta semana ocupar a vaga deixada por Platini, suspenso do futebol por oito anos

Se fosse o mercado de transferências era assim: sai Michel Platini, entra Fernando Gomes. Não aconteceu, mas podia ter acontecido, se o português tivesse aceitado entrar na corrida às eleições da UEFA, marcadas para 14 de setembro.

Apesar de a UEFA estar a ser liderada provisoriamente por Ángel María Villar, presidente da Federação Espanhola, falava-se há semanas no nome do presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para ocupar o cargo, dada a sua experiência no organismo, não só enquanto membro do comité executivo, mas também como presidente do comité de competições de clubes.

Contudo, o Expresso sabe que Fernando Gomes rejeitou esta semana ocupar a vaga deixada por Platini, suspenso do futebol por oito anos. Gomes já tinha apresentado, há cerca de um mês, a recandidatura à presidência da FPF, que ocupa desde 2011, e não estava disponível para abandonar o organismo à beira das eleições, marcadas para 4 de junho.

Atualmente, além de Fernando Gomes, há outros 13 portugueses com cargos na estrutura da UEFA: Cunha Rodrigues (painel de controlo financeiro de clubes), Luís Figo (Comité de Futebol), Tiago Craveiro (Comité do Conselho de Marketing), Henrique Jones (Comité Médico), João Leal (Comité de Apelo do Conselho de Disciplina), Pedro Proença (Comité de Arbitragem), Mónica Jorge (Comité de Futebol Feminino), Pedro Dias (Comité de futsal e futebol de praia), Paulo Lourenço (Comité do Estatuto do Jogador, Transferências, Agentes e Agentes do Jogo), Teresa Romão (Comité de fair-play e responsabilidade social), Onofre Costa (Comité de Media), António Laranjo (Gestão e Construção de Estádios) e Arnaldo Cunha (Futebol de Base).

Para já, o holandês Michael Van Praag é o único candidato à presidência da UEFA.