Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

O top 5 dos desportos com mais federados em Portugal tem uma surpresa

  • 333

Estudo realizado pela Pordata a 15 federações desportivas apurou, com base em dados recolhidos entre 1996 e 2014, que o futebol é o desporto com mais federados em Portugal. Saiba que desportos compõem a lista dos quinze e qual a novidade no top 5

Inês Rosado e Sofia Sirigado

De 1996 até 2014, muita coisa mudou no desporto federado, mas não no futebol. Aquele que é o desporto rei em Portugal nunca em oito anos foi ultrapassado por outra modalidade desportiva. No total são 158 mil praticantes e representam um terço de todos os portugueses que estão filiados numa federação.

A grande surpresa do top 5 é o campismo. Esta modalidade foi dos zero aos cem em oito anos: em 1996 não tinha qualquer federado, em 2014 contabilizavam-se cerca de 32 mil praticantes. Um crescimento só superado por três modalidades: o andebol, o voleibol e o basquetebol, que ocupam a 2ª, 3ª e 4ª posição respetivamente.

A columbofilia é um desporto incomum e do qual pouco se fala. A modalidade desportiva de corridas entre pombos-correio ocupa a 15ª posição do estudo mas nem sempre esteve relegada aos últimos lugares. Se voltarmos atrás no tempo vemos que este desporto se batia com os gigantes: o andebol, o basquetebol e o futebol. Contava com cerca de 17 mil praticantes. Agora o número baixou substancialmente, já que são apenas 9 mil os que estão inscritos na federação.

Outras modalidades também figuram na lista: a natação com 21 mil praticantes, o ténis com 19 mil, o atletismo, karaté e golfe contam com cerca de 14 mil federados, seguidos do ciclismo, com 13 mil. A fechar as contas está o judo, com 12 mil. Com menos praticantes só mesmo a patinagem e a columbofilia, que ocupam os últimos lugares da tabela.

De uma forma geral, os números de praticantes de desporto federado têm aumentado nos últimos anos. Em 1996 contabilizavam-se perto de 265 mil praticantes nas federações desportivas do país. Em 2014, o número aumentou em mais 211 mil praticantes, totalizando cerca de 546 mil.