Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Paulo Bento vai treinar Cruzeiro de Belo Horizonte

  • 333

Martin Rose / Getty Images

Ex-selecionador português volta ao ativo após ter sido despedido em novembro de 2014. Paulo Bento assinou contrato pelo tetracampeão brasileiro até dezembro de 2017

Isabel Paulo

Isabel Paulo

Jornalista

O Cruzeiro de Belo Horizonte anunciou esta quinta-feira, no seu site oficial, ter assinado contrato com Paulo Bento até dezembro de 2017. Sem trabalho desde que foi substituído no comando da seleção nacional por Fernando Santos em novembro de 2014, após um arranque de desastroso na corrida ao apuramento para o Euro 2016, Paulo Bento volta ao ativo como treinador do outro lado do Atlântico.

Segundo o "Globo Esporte", os dirigentes do clube queriam contratar Ricardo Gomes, mas o ex-defesa central do Benfica e da seleção canarinha terá recusado a o contrato proposto pelo Cruzeiro. Paulo Bento segue viagem rumo ao Brasil na próxima segunda-feira, país onde não foi feliz ao leme da seleção portuguesa, afastada na fase de grupos do Mundial 2014.

Depois de nos anos 80 e 90 terem sido moda em Portugal, os treinadores brasileiros começaram a cair em desuso não só no futebol português como na Europa. Apesar de muito requesitados nos principais campeonatos europeus e nos mercados emergentes do futebol asiático, a fama dos portugueses ainda não tinha chegado ao país do futebol, cabendo agora a Paulo Bento a missão de cimentar a reputação nacional nos bancos brasileiros.

Bento é o segundo treinador português a emigrar para o Brasil, depois do pioneiro Sérgio Vieira ter trocado o papel de observador de Jesualdo Ferreira para passar a técnico principal em 2015, ao serviço do Atlético Paranense, da Série A do Campeonato Brasileiro. Aos 33 anos, treina o Ferroviária, equipa em destaque no campeonato estadual paulista.