Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Ederson nas escolhas de Dunga para a Copa América

  • 333

ESTELA SILVA / Lusa

O selecionador brasileiro anunciou os 23 convocados. O guarda-redes do Benfica é uma das grandes surpresas, assim como o defesa Rodrigo Caio e o avançado Gabriel, ambos do Santos

Inês Rosado e Sofia Sirigado

No grupo dos 23 futebolistas brasileiros convocados para a Copa América só um joga em Portugal: Ederson, o jovem guardião que tirou o lugar a Júlio César no Benfica. No entanto, há vários jogadores na lista delineada pelo selecionador Dunga que já passaram pelo campeonato nacional, como sãom os casos de Hulk e Casemiro (ex-FC Porto), Elias (ex-Sporting) e Fabinho (ex-Rio-Ave).

Para além do jovem brasileiro ao serviço do Benfica, outras surpresas da convocatória são o defesa Rodrigo Caio e o avançado Gabriel, ambos jogadores do Santos. De fora ficaram Alex Sandro (Juventus, ex-FC Porto), Fernandinho (Manchester City) e o Roberto Firmino (Liverpool).

Dunga foi parco nas justificações e disse que as opções tomadas advêm de um grande trabalho de observação: "Tivemos vários observadores, criámos itens de observação como técnica, atitude e comportamento, e aceitámos sugestões dos adeptos e jornalistas de que a seleção brasileira não deveria ser um grupo fechado."

O ponta de lança benfiquista Jonas (segundo melhor goleador de todos os campeonatos, atrás de Luis Suárez e atualmente empatado com Cristiano Ronaldo) ficou de fora das opções do técnico. mas Dunga deixou em aberto a ideia de que "alguns jogadores que não estão na lista podem vir a frequentar a seleção no futuro".

Neymar vai ser a ausência mais sentida do grupo na seleção canarinha. O avançado do Barcelona vai estar presente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto, e o clube não autorizou a sua participação também na Copa América. Outros craques como Marcelo (Real Madrid), David Luiz e Thiago Silva (ambos do Paris Saint-Germain) também não integram a lista de Dunga.

Os 23 escolhidos têm de se apresentar a 22 de maio em Los Angeles, para iníiciarem a preparação para o torneio. A estreia do Brasil na Copa será a 4 de junho contra o Equador. Haiti e Peru, nos dias 8 e 12, respetivamente, são os outros adversários da fase de grupos. Antes disso, a 29 de maio, a seleção tem agendado um jogo particular com o Panamá.

Lista de convocados:

Guarda-Redes
Diego Alves (Valência)
Alisson (Internacional)
Ederson (Benfica)

Defesas
Dani Alves (Barcelona)
Filipe Luís (Atlético de Madrid)
Fabinho (Mónaco)
Douglas Santos (Atlético Mineiro)
Miranda (Inter)
Gil (Shandong Luneng)
Rodrigo Caio (São Paulo)
Marquinhos (Paris Saint-Germain)

Médios
Luiz Gustavo (Wolfsburgo)
Elias (Corinthians)
Renato Augusto (Beijing Guoan)
Casemiro (Real Madrid)
Willian (Chelsea)
Phillipe Coutinho (Liverpool)
Rafinha (Barcelona)
Lucas Lima (Santos)
Douglas Costa (Bayern Munique)

Avançados
Hulk (Zenit)
Gabriel (Santos)
Ricardo Oliveira (Santos)