Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Rali da Argentina. Hayden Paddon pode entrar na história

  • 333

Massimo Bettiol/Getty

Quando faltam 55,28 km competitivos, divididos por três especiais, o neo-zelandês Hayden Paddon (Hyundai i20 WRC) está à beira de entrar na história do WRC

Uma saída de estrada, mais uma, do finlandês Jari-Matti Latvala (VW Polo R WRC), na penúltima especial do dia, quando comandava o Rali da Argentina, com 14,5” de vantagem sobre o neozelandês, colocou o piloto da Hyundai na frente da prova, com 29,8” de avanço sobre o francês Sébastien Loeb (VW Polo R WRC).

Se conseguir gerir a vantagem de que disfruta, o Hayden Paddon tornar-se-á no primeiro piloto do seu país a inscrever o nome na lista de vencedores de provas pontuáveis para o WRC.

A segunda etapa da prova argentina não teve grande história, com os homens da frente a manterem as posições relativas, até à saída de estrada do finlandês, que provocou uma “revolução” inesperada.

O norueguês Anders Mikkelsen (VW Polo R WRC) completa o pódio e, em princípio deverá manter a posição, porque dispõe de uma vantagem de 17,7” sobre o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20 WRC).

Entre os WRC2, o peruano Nicolas Fuchs (Skoda Fabia R5) regressou ao comando, também na penúltima classificativa do dia, como consequência de uma incursão pelo campo do qatari Adbulaziz Al Kuwari (Skoda Fabia R5), que foi obrigado a mudar a roda traseira do lado direito, com o tempo perdido a relegá-lo para o terceiro lugar da categoria.

Hoje, os concorrentes cumprem as derradeiras três especiais, que totalizam 55,28 km, com a última com 16,32 km a funcionar como “Power Stage”.

Classificação geral, no final da 2.ªetapa:

3.º, Hayden Paddon/John Kenard (Hyundai i20 WRC), 2-54’45,6”; 2.º, Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (VW Polo R WRC), a 29,8”; 3.º, Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (VW Polo R WRC), a 44,3”; 4.º, Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai i20 WRC), a 1’02,0”; 5.º, Mads Ostberg/Ola Floene (Ford Fiesta RS WRC), a 3’46,2”; 6.º, Marcos Ligato/Ruben Garcia (Citroen DS3 WRC), a 8’13,1”; 7.º, Henning Solberg/Ilka Minor (Ford Fiesta RS WRC), a 8’17,9”; 8.º, Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 WRC), a 8.17,9”; 9.º, Eric Camilli/Benjamin Veillas (Ford Fiesta RS WRC), a 9’00,3”; 10.º, Jari-Matti Latvala/Mikka Antilla (VW Polo R WRC), a 13’39,8”. Estão classificadas mais 16 equipas.