Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Rali de Portugal dá salto à Baixa do Porto

  • 333

A 20 de maio, o rali fecha a etapa do primeiro dia com uma classificativa no coração histórico da Invicta. A prova arranca junto ao Rivoli, acelera para os Aliados, dará a volta na Trindade e um grande salto frente ao edifício AXA. Depois de contornar São Bento, os pilotos sobem a Avenida da Ponte até à meta, na Sé

Isabel Paulo

Isabel Paulo

Jornalista

Depois da prova de demonstração em 2010, o Rali de Portugal vai regressar, desta vez a sério, à Baixa do Porto, no dia da primeira etapa da prova pontuável para o Campeonato do Mundo. Com início às 19h, na Rua Passos Manuel, junto ao Teatro Rivoli, o circuito urbano Porto Street Stage terá uma extensão de 1850 metros de emoções fortes, a acompanhar em lugares de bancada pagos ou em zonas de peão gratuitas.

Os pilotos da classificativa que será transmitida pela RTP para 169 países irão percorrer, duas vezes, a Avenida dos Aliados, passando pela Câmara do Porto e estação de metro da Trindade, estando previstas no traçado duas chicanes de 360 graus. Um dos momentos mais esperados pelos amantes do desporto automóvel irá ocorrer no salto frente ao emblemático edifício AXA, onde irá ser colocada uma rampa.

Os melhores carros de rali do mundo seguirão depois para o largo da estação de São Bento, antes de acelerarem para a subida mais íngrime da prova na Avenida da Ponte e finalizarem a clssificativa junto à Sé do Porto.

A segurança do circuito citadino tem sido um dos principais investimentos da Câmara do Porto e do Automóvel Club de Portugal, organizador da prova. Além de barreiras de betão e redes, serão montadas bancadas, sanitários, passagens superiores e está previsto um forte dispositivo policial no local.

Segundo um estudo de auditoria do Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo da Universidade do Algarve, em parceria com a Universidade do Minho, o Rali de Portugal gerou na economia do turismo do Porte e Norte de Portugal um retorno de 65,2 milhões de euros.