Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Portugal-Bélgica joga-se em Leiria. E Marcelo vai

  • 333

MIGUEL A. LOPES / Lusa

Jogo agendado para Bruxelas, na próxima terça-feira, tinha sido cancelado esta manhã a pedido das autoridades locais. O Presidente da República faz questão de estar presente

Era para ser um Bélgica-Portugal, em Bruxelas, na próxima terça-feira, mas afinal vai ser um Portugal-Bélgica, em Leiria, nesse mesmo dia, às 19h45. A decisão foi confirmada pela Federação Portuguesa de Futebol no seu site oficial.

Nos camarotes do estádio haverá um espectador muito especial: Marcelo Rebelo de Sousa. O Expresso sabe que o Presidente da República vai lá estar e que fez muita questão de assistir ao jogo, não tanto pelo confronto desportivo mas, sobretudo, como sinal político de solidariedade pela tragédia que afetou a nação belga esta terça-feira.

O jogo de Bruxelas há muito estava agendado, fazendo parte do programa de preparação de ambas as equipas apuradas para o Euro 2016, que vai realizar-se em França. Mas os atentados de terça-feira na capital belga precipitaram que o mesmo tivesse sido cancelado pelas autoridades locais, por “razões de segurança e precaução”.

Logo na terça-feira, a hipótese do jogo ser adiado/cancelado ou transferido para outro local esteve em cima da mesa nas conversações mantidas pelas federações belga e portuguesa. Esta manhã, primeiro soube-se do cancelamento da partida, e cerca de duas horas depois foi confirmado que a mesma se realiza em Portugal, no Estádio Municipal de Leiria, uma semana depois dos atentados.

Certamente por questões de logística, o estádio de Leiria recebe assim os dois jogos particulares da seleção nacional agendados para esta fase da época, já que esta sexta-feira também ali será realizada a partida com a Bulgária. O jogo está marcado para a mesma hora, 19h45.

Entretanto, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, anunciou que os bilhetes para o jogo da Bulgária darão também acesso ao jogo com a Bélgica. Ou seja, quem comprar bilhete para a partida desta sexta-feira pode contar com uma entrada grátis para o jogo de terça-feira.