Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Liga dos Campeões: Bayern de Munique no caminho do Benfica

  • 333

HUGO DELGADO/LUSA

Encarnados ficam com o mesmo adversário que o FC Porto encontrou nos quartos há um ano. E de todos os possíveis adversários do Benfica, este é o único que nunca derrotou. Saiba ainda quais são os outros jogos

As bolas giraram e o sorteio ditou que o Benfica irá defrontar nos quartos de final da Liga dos Campeões os alemães do Bayern de Munique, a equipa liderada por Pep Guardiola.

Depois de ultrapassar o Zenit nos oitavos, a equipa de Rui Vitória tem agora nova tarefa complicada pela frente. Os alemães eliminaram a Juventus para chegar a esta fase da competição, depois de uma segunda mão alucinante, em que recuperaram de uma desvantagem de dois golos para bater os italianos no prolongamento.

Este é o sexto encontro entre as duas equipas. No confronto direto, são os bávaros quem leva clara vantagem, com quatro vitórias, dois empates e nenhuma derrota frente aos encarnados. Aliás, de todos os possíveis adversários que podiam calhar em sorte, o Bayern foi o único que o Benfica nunca derrotou.

A última vez que o Benfica chegou aos quartos da Liga dos Campeões foi na época 2011/2012, com Jorge Jesus, altura em que foi eliminado pelo Chelsea (na altura, o Zenit também tinha sido o adversário nos oitavos).

O Bayern de Munique seria, a par de Barcelona e Real Madrid, um dos adversários mais difíceis, em teoria. Entre as águias e as meias-finais está o líder isolado do campeonato alemão e que conta nas suas fileiras com jogadores como o guarda-redes Manuel Neuer (por muitos considerado um dos melhores da atualidade), Ribéry, Xabi Alonso, Robben, Douglas Costa e o ponta-de-lança Lewandowski, melhor marcador da equipa na Liga dos Campeões. Às estatísticas junta-se o facto do seu treinador, Pep Guardiola, não falhar uma meia-final da Champions há seis edições seguidas.

O Benfica é a única equipa portuguesa ainda presente na Liga dos Campeões. No que às competições europeias diz respeito, apenas se faz acompanhar pelo Sporting de Braga, formação que também conhecerá esta sexta o seu adversário na Liga Europa.