Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Moto GP: Miguel Oliveira estreia-se em Moto2

  • 333

Miguel Oliveira

Mirco Lazzari gp/ Getty Images

O piloto português vai pilotar uma das Kalex da equipa Leopard Racing e terá como companheiro de equipa o inglês Danny Kent

Vice-campeão mundial de Moto3, o português Miguel Oliveira dá um passo em frente e vai estrear-se, no Qatar, na categoria Moto2.

O piloto português vai pilotar uma das Kalex da equipa Leopard Racing e terá como companheiro de equipa o inglês Danny Kent, campeão do mundo de Moto3, com quem discutiu o cetro até à última corrida do ano passado, com o mau começo do ano a poder ter-lhe tirado a possibilidade de conquistar o título.

Para já a vantagem é do inglês, que já competiu na categoria, antes de regressar à Moto3, para estar de volta à Moto2, enquanto o português viu os seus testes condicionados pela fratura de dois dedos, em consequência de uma queda em Jerez de la Frontera.

Dos restantes pilotos destaque para o francês Johann Zarco, que defende o título, o espanhol Alex Rins, que foi o melhor “rookie” o ano passado, o alemão Jonas Folger e o inglês Sam Lowes, que foi piloto da equipa portuguesa Parkalgar, quando esta marcou presença no Campeonato do Mundo, quarteto que parece ser o mais sério candidato à conquista do título.

No que diz respeito à categoria rainha, Moto GP, o espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha), que defende o título, dominou os testes e parece bem adaptado às novidades do ano: Michelin fornecedora de pneus e Magnetti Marelli responsável pela eletrónica obrigatória.

Vencedor o ano passado, no Qatar, o italiano Valentino Rossi, companheiro de equipa de Jorge Lorenzo, pode beneficiar a eficácia da Yamaha, enquanto os espanhóis Marc Marquez e Dani Pedrosa, pilotos da Honda, mostraram nos testes que a nova “arma” da marca nipónica não está a ser tão eficaz como as da concorrência.

Uma vez mais, o campeão do mundo deverá sair deste quarteto, com outro espanhol, Maverick Viñales (Suzuki), apostado em contrariar o seu favoritismo.

Finalmente, na categoria Moto3, Brad Binder, Jorge Navarro, Romano Fenati e Enea Bastianini perfilam-se como os mais sérios candidatos á sucessão de Danny Kent na lista dos campeões.