Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Rali do México. Jari-Matti Latvala imparável

  • 333

Jari-Matti Latvala tem na mão a vitória no Rali do México

EPA

Quando faltam 96,47 km, o finlandês Jari-Matti Latvala (VW Polo R WRC) tem na mão a vitória no Rali do México, terceira prova do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC)

Tal como na véspera, a ordem de partida voltou a ser determinante, com o finlandês Latvala a aproveitar o facto de ser oitavo na estrada para suplantar de forma clara o francês Sébastien Ogier (VW Polo R WRC) que, penalizado por abrir a estrada, viu a sua desvantagem subir para 1’35,7”.

É certo que uma das duas especiais do dia tem 80 km de extensão, a mais extensa do WRC, e vai obrigar a uma gestão cuidada dos pneus, para quem quiser “atacar” nos 16,47 km da Power Stage, com o objetivo de ir buscar os pontos extra que esta especial proporciona.

É verdade que Jari-Matti Latvala vai, ao contrário do que sucedeu nos dias anteriores, abrir a estrada. Sébastien Ogier seguirá, no entanto, logo atrás e por isso a diferença do estado do piso será mínima, pelo que tudo se conjuga para que o finlandês regresse ao lugar mais alto do pódio, o que não sucede desde outubro passado, na Volta à Córsega.

Não será por isso surpreendente que o francês opte por poupar os pneus para a Super Especial, com o objetivo de reduzir a perda de pontos, o que deixará o finlandês mais à vontade para chegar ao triunfo.

Apesar do aquecimento do motor, o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20 WRC) parece ter o derradeiro lugar do pódio assegurado, depois do despiste do norueguês Andreas Mikkelsen (VW Polo R WRC) que saiu da estrada quando tentava desalojar o espanhol da terceira posição. Outro norueguês, Mads Ostberg (Ford Fiesta R5), subiu ao quarto lugar, beneficiando de um “toque” do neozelandês Hayden Paddon (Hyundai i20 WRC) que empenou um braço da suspensão, o que o levou a perder tempo.

O finlandês Teemu Suninen (Skoda Fabia R5) continua imparável no comando entre os WRC2.

Classificação geral, após a terceira etapa:

1.º, Jari-Matti Latvala/Mikka Antilla (VW Polo R WRC), 3.27’22,8”; 2.º, Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (VW Polo R WRC), a 1’35,7”; 3.º, Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai i20 WRC), a 2’40,4”; 4.º, Mads Ostberg/Ola Floene (Ford Fiesta RS WRC), a 4’48,8”; 5.º, Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai i20 WRC), a 5’42,1”; 6.º, Ott Tanak/Raigo Molder (Ford Fiesta RS WRC), a 7’50,5”; 7.º, Martin Porkop/Jan Tomanek (Ford Fiesta RS WRC), a 9’23,5”; 8.º, Lorenzo Bertelli/Simone Scattolin (Ford Fiesta RS WRC), a 10’19,5”; 9.º, Teemu Suninen/Mikko Markkula (Skoda Fabia R5), a 12’33,7”; 10.º, Valeriy Gorban/Vlodimir Korsia (Mini John Cooper Work WRC), a 27’39,5”. Estão classificadas mais 15 equipas