Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Mercado fechado, quem se reforçou melhor?

  • 333

Freddy Montero rendeu cinco milhões de euros e o Sporting fica ainda com 20% do passe do colombiano

MÁRIO CRUZ / Lusa

Grandes à parte, o dia mais frenético da abertura de janeiro do mercado futebolístico trouxe Hélder Postiga de volta a casa, enquanto o Belenenses foi buscar o capitão da seleção colombiana

O mercado de transferências fechou à meia-noite desta terça-feira em Portugal e esta foi a última oportunidade de os clubes nacionais se reforçarem para a última metade das competições em que estão envolvidos. Se nos grandes não houve reforços de peso nem loucuras financeiras, as surpresas ficaram reservadas para as contratações de Belenenses e Rio Ave.

Confira aqui as principais movimentações no futebol nacional, concluídas esta segunda-feira ou nos dias anteriores.

Sporting

A Alvalade chegou o avançado Hernán Barcos, que assinou esta segunda-feira por uma época e meia, com cláusula de rescisão fixada nos 60 milhões de euros. O argentino de 31 anos vem dos chineses do Tianjin Teda e junta-se ao central uruguaio Coates (ex-Sunderland), já anteriormente contratado e que vem por empréstimo até ao final da temporada. Se o Sporting quiser ficar com ele em definitivo, o preço está definido: cinco milhões de euros. Bruno César (ex-Estoril), Marvin (ex-Rio Ave) e Rúben Semedo (ex-Vitória de Setúbal) completam o lote das escolhas leoninas no mercado de inverno, tendo todos já alinhado de verde e branco, aliás.

De saída está Fredy Montero, que ruma à China, para o clube de onde veio Barcos, a troco de cinco milhões de euros por 80% do passe, e também Tanaka, que segue emprestado por época e meia, com opção de compra, para o Kashiwa Reysol, seu antigo clube. Esra dupla de avançados junta-se assim ao grupo de outros leões dispensados: Rossell (Vitória de Guimarães), Jonathan Silva (Boca Juniors), Sacko (Sochaux), Salim Cissé (Vitória de Setúbal) e Marcelo Boeck (Chapecoense), todos emprestados por seis meses. Já a cedência de Labyad ao Fulham é de época e meia.

Grimaldo chega à Luz proveniente do Barcelona

Grimaldo chega à Luz proveniente do Barcelona

Valerio Pennicino / Getty Images

Benfica

Nos encarnados o destaque vai para a chegada de Luka Jovic, tido aos 18 anos como promessa do futebol sérvio. O avançado chega do Estrela Vermelha, assinou por cinco épocas e meia e foi inscrito na Liga de Clubes juntamente com o paraguaio Alen Benitez, que irá reforçar a equipa B.

Recorde-se que o Benfica já tinha garantido o lateral Grimaldo (ex-Barcelona), que se estreou na Taça da Liga frente ao Moreirense, e o sérvio Saponjic (ex-Partizan). Nas saídas de última hora, destaque para João Teixeira e Victor Andrade, ambos cedidos até ao final da temporada ao Vitória de Guimarães. Juntam-se assim a Cristante (Palermo), Djuricic (Anderlecht) e Alexis Scholl (Gent), todos emprestados até ao final da época, e Clésio, que assinou por três anos e meio pelos gregos do Panetolikos. Yannick Djaló rescindiu definitivamente e ruma ao Ratchauri Mitr Phol, da Tailândia.

Em dia de fecho, o médio Fejsa renovou com o clube da Luz até junho de 2019.

Imbula e Osvaldo já não moram no Dragão

Imbula e Osvaldo já não moram no Dragão

FRANCISCO LEONG / Getty Images

FC Porto

No Dragão a nota de destaque vai para uma saída milionária. Imbula (ex-Marselha), que tinha custado 20 milhões de euros no início da temporada, saiu agora para os ingleses do Stoke City por 24 milhões de euros e ainda 15% de mais-valias numa futura transferência. O médio francês assinou por cinco épocas e meia, num negócio apenas superado, mnesta abertuyra do mercado, pela venda de Ramires (Chelsea) ao Jiangsu Suning por 28 milhões de euros.

Os portistas já tinham dispensado Tello, que agora já treina sob as ordens do português Paulo Sousa na Fiorentina. Pela porta de saída passaram também Osvaldo (rumo ao Boca Juniors) e Cissokho (devolvido ao Aston Villa, que o havia emprestado).

No Dragão não houve contratações de última hora e os reforços dão pelos nomes de Marega e José Sá, contratados ao Marítimo, e Suk, ex-Vitória de Setúbal.

Helder Postiga volta a Vila do Conde proveniente da Índia, depois de muitos anos no futebol espanhol

Helder Postiga volta a Vila do Conde proveniente da Índia, depois de muitos anos no futebol espanhol

Gonzalo Arroyo Moreno / Getty Images

Outros clubes

Se nos grandes não há grandes surpresas, o mesmo não podemos dizer de alguns outros clubes da I Liga. Hélder Postiga é um dos destaques do fecho do mercado de inverno, ao assinar pelo Rio Ave até ao final da temporada. É o regresso do avançado português ao futebol nacional, de onde saiu em 2011. Chega ao Rio Ave no dia de fecho do mercado, proveniente da Índia e depois de alguns anos a jogar em Espanha, e vai juntar-se a Kuca, proveniente do Belenenses, embora já estivesse no Restelo por cedência dos turcos do Karabukspor.

No Restelo há também novidades. Abel Aguilar, capitão da seleção da Colômbia, é o reforço-surpresa desta janela de mercado, e chega por empréstimo dos franceses do Toulouse até final da época.

Outros destaques são a chegada do central Ricardo Carvalho e do avançado Rafinha, ambos de 19 anos, ao Vitória de Guimarães e o regresso de Meyong ao Vitória de Setúbal, clube onde começou a sua carreira em Portugal na época 1999/2000.