Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Pinto da Costa: Próximo treinador “é uma pessoa”

  • 333

É a dúvida do momento e que mais ansiedade traz aos portistas. Presidente do FC Porto ironiza com a questão

Isabel Paulo

Isabel Paulo

Jornalista

Presente esta quarta-feira na cerimónia comemorativa do 110.º aniversário da histórica Livraria Lello, no Porto, onde o ministro da Cultura João Soares também compareceu, Pinto da Costa recorreu à ironia para responder à pendente questão do treinador que se segue, atirando que “Fernando Pessoa não é de certeza, nem Guerra Junqueiro”.

Citado pelo jornal “O Jogo”, o presidente do FC Porto ainda acrescentou: “É uma pessoa, certamente, se é Fernando não sei”. Pinto da Costa deixou, no entanto, a garantia que todos saberão quando ele também souber quem sucederá a Lopetegui. Recorrendo à célebre máxima de João Pinto, antigo n.º 2 da defesa portista, Pinto da Costa ainda concluiu que “prognósticos só no fim”.

Julen Lopetegui foi visto esta terça-feira no aeroporto Francisco Sá Carneiro, à espera de voo supostamente com destino ao seu país. O seu empresário adiantou esta quarta-feira, citado pelo site MaisFutebol, que “Lopetegui já assinou a rescisão do contrato”. Carlos Bucero desmentiu ainda que o basco tenho dificultado o acordo de rescisão e que as notícias de que Lopetegui vai receber quatro milhões de euros pela saída precoce são falsas.

“Posso garantir até que saiu por menos de metade desse valor”, referiu o agente de Lopetegui, comentando ainda que da parte do treinador nunca se falou em prémios da Liga, Liga Europa ou da Taça de Portugal, reivindicação que fontes do clube deram esta terça-feira como certas ao Expresso e que também são avançadas esta quarta-feira em vários jornais.

Caso já haja fumo branco em relação à indemnização que coloca um ponto final no divórcio, o acordo ainda não foi até este momento comunicado à CMVM, embora ao que o Expresso apurou a SAD portista não seja obrigada a divulgar os termos do acordo ao regulador do mercado de capitais, ao contrário do que terá forçosamente de acontecer quando contratar novo treinador.

A desvinculação laboral de Lopetegui foi comunicada na passada sexta-feira à CMVM, sendo aguardada com expectativa nas hostes portistas o nome do novo líder da equipa. A confirmar-se a chegada ao Dragão de Sérgio Conceição, a escolha só acontecerá depois do jogo para a Liga portuguesa, este domingo, frente ao Vitória de Guimarães.