Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Um capítulo à espera das ondas perfeitas

  • 333

O surfista português Nicolau Von Rupp, na conferência de imprensa de apresentação do evento

Dário Branco/Capítulo Perfeito


No Capítulo Perfeito, evento que decorrerá na Praia do Norte, na Nazaré, participam 12 surfistas escolhidos pelo público. São nomes bem conhecidos da modalidade, em Portugal e no estrangeiro. O dia da competição é revelado com 72 horas de antecedência para garantir as melhores ondas

Helena Bento

Jornalista

Chama-se Capítulo Perfeito e podia ser apenas mais uma competição de surf, mas não é. Nós explicamos: é que ao contrário de todas as outras provas, aqui é o publico quem decide quais os surfistas, entre portugueses e internacionais, que quer ver em competição. O dia da prova ainda não foi anunciado. Sabemos apenas que vai realizar-se na Nazaré, algures entre o próximo domingo e o dia 17 de março - surfistas e público serão avisados com 72 horas de antecedência. Como o próprio nome do evento indica, é preciso esperar pelas melhores ondas para garantir um dia de prova perfeito.

O evento, que vai na quinta edição, realiza-se este ano pela primeira vez na Nazaré, na Praia do Norte, conhecida por ser uma das melhores da costa portuguesa para executar a manobra rainha do surf - o tubo. Na conferência de imprensa de apresentação do evento, que decorreu esta segunda-feira em Lisboa, Rui Costa, o organizador, salientou a qualidade das ondas da Praia do Norte, "unânime entre os surfistas", e o apoio da Câmara da Nazaré, que permitiu reforçar o valor do prémio atribuído ao surfista vencedor (20 mil euros) "e trazer a Portugal os melhores 'free surfers' da atualidade, vindos das maiores potências de surf do mundo".

Os surfistas, num total de 12 - seis portugueses e seis estrangeiros - serão escolhidos por votação online. A lista de candidatos já está disponível no site do evento e dela fazem parte nomes tão conhecidos quanto Alex Gray, norte-americano que já esteve perto de se qualificar para o circuito mundial, o seu compatriota Bobby Martinez, que se retirou do circuito mundial em 2011 depois de uma acesa disputa com a organização, e Bruce Irons, vencedor de duas prestigiadas competições internacionais e irmão de Andy Irons, uma das maiores lendas do surf mundial.

Entre os candidatos portugueses estão Tiago Pires, vencedor da primeira edição do Capítulo Perfeito e único português que competiu no circuito mundial de surf, Nic Von Rupp, que venceu o evento em 2013 e 2014, João Macedo e Ruben Gonzalez, entre outros.

Aos 12 atletas escolhidos pelo público juntam-se ainda quatro surfistas convidados ("wildcards"). Dois deles são já conhecidos - Bruno Santos, vencedor da edição anterior do evento, e Bruno Grilo, filho e sobrinho dos primeiros surfistas da Nazaré, que foi nomeado pelo município. Os outros dois foram escolhidos pela organização e os seus nomes serão anunciados no próximo sábado, 16, dia em que termina a votação online.