Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

SportTV garante Liga inglesa por três épocas

  • 333

Andrew Boyers / Reuters

O canal desportivo codificado recupera a emissão de jogos da Premier League a partir da temporada 2016/17. Acordo é válido por três anos e envolve valor globais na ordem dos 10 milhões de euros

A SportTV vai voltar a emitir a Liga inglesa de futebol a partir da próxima época. O anúncio foi feito esta manhã em conferência de imprensa.

O acordo é válido por três épocas e garante a transmissão de 380 jogos por ano. Não foram divulgados os montantes envolvidos nesta operação, mas segundo o Expresso apurou, o contrato terá sido assinado por valores superiores a 3 milhões de euros por época. No total, o acordo para o próximo triénio envolve um montante de perto de 10 milhões de euros. Ou seja, uma verba superior ao última contrato de cedência dos direitos da Liga inglesa para Portugal, assinado com a BTV, e que envolvia cerca de 2,7 milhões por época.

Nuno Ferreira, diretor de programas da Sport TV, não comentou os valores envolvidos nesta operação, mas admitiu que a concorrência fez subir o preço pago por este conteúdo. "A tendência é sempre essa", diz, sublinhando que o canal fez um esforço por fazer regressar à sua grelha "um conteúdo muito relevante" e que era "um dos três contratos que a Sport TV não queria perder", juntamente com a Liga espanhola e as competições de clubes da UEFA.

Na corrida deste ano pelos direitos da Liga inglesa participaram, além da Sport TV e da BTV, a Altice - dona do Meo -, e a Eurosport.

Dos 380 jogos por época que a Sport TV vai emitir a partir da próxima época, cerca de 200 serão transmitidos em direto. O contrato inclui programas associados, nomeadamente resumos, compactos e antevisões.

O canal detido pela NOS e por Joaquim Oliveira recupera assim um conteúdo que tinha perdido há dois anos para a BTV. O anúncio ocorre um dia depois da NOS ter confirmado a compra dos direitos de transmissão dos jogos do Benfica em casa, cujos direitos a SportTV também perdeu há duas épocas após falhar a renegociação do acordo com o clube da Luz.