Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

TV: Benfica ganha por jogo (muito) mais que Sporting e Porto juntos

  • 333

MIGUEL VIDAL / Reuters

O Benfica vai receber 2,35 milhões por cada jogo em casa. Mais do dobro que recebem Porto ou Sporting

O contrato anunciado entre a NOS e o Benfica, no valor de 40 milhões de euros por ano, é mais do que o Porto e o Sporting recebem. Juntos. O Sporting recebe 15,5 milhões de euros por ano, o Porto um pouco mais de 20 milhões (que incluem publicidade estática).

Ou seja, o Benfica recebe mais do que os cerca de 36 milhões que, juntos, Porto e Sporting recebam por ano.

Embora o contrato da NOS inclua a transmissão também da BTV, o valor total dá uma média de 2,35 milhões de euros por cada um dos 17 jogos em casa do Benfica incluídos no contrato.

Este é o maior valor de sempre em contratos de transmissão de direitos televisivos. Se o Porto e o Sporting recebem 15,5 milhões e cerca de 20 milhões, respetivamente, o próprio Benfica nunca tinha ido além dos 22 milhões de euros por ano.

Luís Filipe Vieira sempre definiu como objetivo receber 40 milhões de euros por ano, valor que agora consegue, por um contrato de três anos, extensível a dez. O contrato é fechado numa altura em que o Benfica enfrenta um passivo elevado, que tem vindo a reduzir, em troca também da diminuição do orçamento da equipa de futebol. O acordo agora anunciado dá um "balão de oxigénio" financeiro ao Benfica, não se sabendo ainda de que forma será escalonado o calendário de pagamentos pela NOS.

O Benfica, recorde-se, terá eleições no próximo ano.