Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Bola de Ouro: Neymar junta-se à dupla do costume

  • 333

YASUYOSHI CHIBA / AFP / Getty Images

Jogador brasileiro do Barcelona intromete-se pela primeira vez na eleição do melhor futebolista mundial, ao lado de Cristiano Ronaldo e Messi

Cristiano Ronaldo foi esta segunda-feira anunciado como um dos três finalistas da Bola de Ouro de 2015, prémio que distingue o melhor futebolista do ano, em conjunto com o argentino Lionel Messi e o brasileiro Neymar.

O internacional português, de 30 anos, que alinha no Real Madrid, volta a estar entre os três finalistas do prémio atribuído pela FIFA e pela revista "France Football", que já conquistou por três vezes, em 2008, 2013 e 2014.

Messi é o grande favorito a ser designado pela quinta vez melhor jogador mundial do ano, o que já aconteceu em 2009, 2010, 2011, 2012, enquanto Neymar figura pela primeira vez entre os três finalistas, num ano em que ambos se sagraram campeões de Espanha e da Europa pelo Barcelona.

Na competição feminina, a lista das três finalistas nomeadas para melhor jogadora mundial são a norte-americana Carli Lloyd (Houston Dash), a japonesa Aya Miyama (Okayama Yunogo Belle) e a alemã Célia Šašić (1. FFC Frankfurt).

Passando aos treinadores, o título de melhor técnico do ano vai ser discutido entre o espanhol Josep Guardiola, campeão europeu pelo Bayern Munique, o seu compatriota Luis Enrique (Barcelona) e o argentino Jorge Sampaoli (selecionador do Chile). No futebol feminino, os candidatos são dois homens, o japonês Norio Sasaki (selecionadora do Japão) e o galês Mark Sampson (responsável pela equipa do Reino Unido), que competem com a norte-americana Jill Ellis (seleção dos EUA).

Finalmente, também foram revelados os candidatos ao título de "melhor golo do ano": o italiano Alessandro Florenzi, no jogo Roma - Barcelona da Liga dos Campeões; o brasileiro Wendell Lira, no jogo Atlético GO - Goianesia do campeonato goiano e, por fim, Lionel Messi, no jogo Atlético Bilbau - Barcelona, a contar para a Copa do Rei. Estes três golos podem ser visualizados aqui.

A entrega de prémios decorrerá na Gala da FIFA agendada para o Palácio de Congressos em Zurique, a 11 de janeiro de 2016.

[Texto atualizado às 16h]