Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Doping em Portugal: “A Bola” diz que há dez casos confirmados

  • 333

Atletismo, natação, canoagem e ciclismo são as modalidades em causa, de acordo com uma investigação do jornal desportivo

Existem dez casos de doping confirmados pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), segundo avança o jornal "A Bola". A juntar aos cinco já noticiados pelo mesmo jornal no final de setembro, terão sido detetadas cinco novas situações de alteração no passaporte biológico: três no atletismo, um na natação e um na canoagem.

No total, existem cinco casos detetados no ciclismo, três no atletismo, um na natação e outro na canoagem - bem como um outro caso no ciclismo ainda em avaliação.

Os atletas deverão ser notificados até ao final do ano, altura em que lhes serão pedidas explicações e em que serão avaliadas as sanções a aplicar em cada caso.

"A Bola" avança ainda que 2015 constituiu um ano de ataque ao doping, uma vez que este ano já foram realizadas mais análises nas várias modalidades do que em anos anteriores: mais de 4 mil, das quais mais de 500 destinadas a avaliar o passaporte biológico (parâmetros biológicos dos atletas).

O Presidente da Federação de Atletismo Eduardo Gonçalves já reagiu à notícia. Em declarações à Antena 1, fala em "leveza do artigo" e garante que a Federação tudo faz para prevenir casos como estes.