Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Pedro Proença debate Liga Ibérica em Madrid

  • 333

Nuno Botelho

Presidente da Liga de Clubes deslocou-se esta quarta-feita a Madrid para definir com o seu homólogo espanhol os contornos de uma futura Liga Ibérica, competição inédita anunciada no programa eleitoral de Pedro Proença para o próximo quadriénio

Isabel Paulo

Isabel Paulo

Jornalista

Quatro meses depois de ter sido eleito para a liderança da Liga Portugal, Pedro Poença reuniu-se esta tarde em Madrid com o seu homólogo Javier Tebas para delinear os primeiros passos de uma eventual Liga Ibérica, prova inédita no calendário futebolístico e que foi anunciada como um dos grandes desígnios da candidatura do ex-árbitro internacional.

Em comunicado divulgado esta tarde no site do organismo de clubes nacional, a Liga anuncia que este é um encontro único ao mais alto nível e que visa desenvolver iniciativas futuras “numa parceria inédita entre a Liga Portugal e a Liga Espanhola”.

Em entrevista ao Expresso em julho, Pedro Proença revelou que a proposta de organização de uma Liga Ibérica nasceu da vontade de dotar o país de novas competições “que produzam mais espetáculo, que atraiam mais público aos estádios e que, com isso, gerem mais receitas, mais reputação e mais valor”.

A ideia de Pedro Poença passa por uma prova de figurino curto, tendo por participantes as equipas melhores classificadas nos campeonatos dos dois países, a disputar numa altura da época sem competições nacionais. O presidente da Liga referiu contudo que o modelo não estava fechado e seria equacionado “dentro das possibilidades e em estreita parceria” com a Liga do país vizinho.