Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Mourinho e Rosa Mota, patronos de Setúbal, Cidade Europeia do Desporto 2016

  • 333

Bandeira oficial do evento será entregue quarta-feira, em Bruxelas, na presença do filho da terra José Mourinho e da campeã olímpica que encantou o mundo. Em 2016, Setúbal receberá prova de apuramento de natação para os Jogos Olímpicos

Isabel Paulo

Isabel Paulo

Jornalista

Depois de Guimarães, em 2013, da Maia, em 2014, e de Loulé, em 2015, Setúbal é a quarta cidade portuguesa a ser escolhida pela ACES Europa a receber o título de Cidade Europeia do Desporto. A bandeira oficial do evento vai ser entregue na próxima quarta-feira, no Parlamento Europeu, na presença dos eurodeputados, cerimónia que contará com a presença do treinador do Chelsea, natural de Setúbal, e de Rosa Mota, a primeira portuguesa a receber o ouro olímpico, em 1988, na maratona de Seul.

Pelas 19 horas, tendo por testemunhas os patronos da iniciativa, Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, e o vereador do Desporto, Pedro Pina, apresentarão o programa da Cidade Europeia do Desporto 2016, que terá como um dos pontos altos a prova de natação em águas abertas, no rio Sado, de apuramento para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a realizar a 11 e 12 de junho do próximo ano.

A organização pretende atrair ainda para a cidade sadina outras competições internacionais, em especial provas naúticas, a par de uma das etapas, já confirmada, da Volta a Portugal em bicicleta, uma ambição adiada nos últimos 40 anos.

A realização de um ultra-trail é outra das provas garantidas, referindo Pedro Pina que a eleição da cidade “é um desafio em que Setúbal não vai defraudar as expetativas”. O verador adianta ainda que o desporto é um dos pilares da estratégia municipal para tornar a cidade mais apelativa e com mais qualidade de vida.

“O município vai procurar potenciar o vasto património natural do concelho e aproveitar para promover a marca setúbal além-fronteiras”, afirma.

A decisão de atribuir o galardão de Cidade Europeia do desporto a setúbal foi anunciada por Francesco Lupatelli, presidente da ACES Europe (Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto), sublinhando o potencial da Serra da Arrábida, do Rio Sado e do mar como locais de excelência para a prática desportiva. O relatório da ACES teve ainda em conta a aposta no desporto para todos desenvolvida pelo município.