Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

FIFA veta candidatura de Platini... por agora

  • 333

Shaun Botterill / Getty Images

Organismo que superintende o futebol mundial não incluiu o presidente da UEFA na lista de candidatos à presidência. Candidatura de Platini será avaliada mais tarde

A FIFA divulgou esta quinta-feira a lista de candidatos à presidência, no âmbito das eleições que vão decorrer no próximo dia 26 de fevereiro. O organismo que gere o futebol mundial revelou cinco nomes que vão fazer parte da corrida presidencial, mas de acordo com informações avançadas pela agência France Press preferiu adiar a avaliação da candidatura do presidente da UEFA, o francês Michel Platini, para janeiro, altura em que o período de suspensão em que Platini se encontra terminará.

De acordo com o comunicado divulgado esta manhã pela FIFA, os candidatos cuja candidatura já foi validada são o xeque Salman Bin Ibrahim Al-Khalifa, o príncipe Ali Al Hussein, Jérôme Champagne, Gianni Infantino e Tokyo Sexwale.

Por agora, a candidatura de Platini fica por avaliar. É que o presidente da UEFA foi suspenso das suas funções pela Comissão de Ética da FIFA o mês passado, na sequência de um escândalo de corrpução que atingiu o organismo que tutela o futebol mundial e que também resultou na suspensão do atual presidente, o suíço Joseph Blatter.

Na altura, o Ministério Público suíço instaurou um processo criminal a Blatter por suspeitas de gestão danosa, apropriação indevida de fundos e abuso de confiança. Já Platini começou por ser ouvido na qualidade de testemunha, acabando por ser implicado no processo devido a um pagamento alegadamente prejudicial para a FIFA de dois milhões de francos suíços (1,8 milhões de euros) que o presidente da UEFA terá recebido das mãos de Blatter.

Se a FIFA acabar por não validar a candidatura de Platini, o francês poderá recorrer da decisão junto do Tribunal Arbitral do Desporto.

Para além do atual presidente da UEFA, também Musa Hassan Bility, que apresentou a sua candidatura à presidência do organismo, falha a lista de candidatos revelada esta manhã.

  • O xeque que quer pôr Platini em xeque

    É o jogo de bastidores na corrida para a presidência da FIFA: o francês está suspenso e o suspense dos apoios que terá ou perderá mantém-se; enquanto isso, há um potencial rival do francês a emergir. Vem do Bahrein

  • FIFA. Candidatura de Platini em risco

    "Tendo em conta que não pode exercer qualquer atividade relacionada com o futebol, é muito complicado que possa ser candidato" à presidência da FIFA, diz um porta-voz da Comissão de Ética, organismo que esta manhã suspendeu o francês por 90 dias

  • FIFA suspende Blatter e... Platini

    O presidente demissionário da FIFA e o francês que quer suceder-lhe foram suspensos por 90 dias em consequência da implicação no escândalo de corrupção que atingiu o organismo que gere o futebol mundial