Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Agência Antidoping pede suspensão de Federação russa de atletismo

  • 333

Getty Images

Relatório acusa o Estado russo de estar envolvido nos casos de doping e pede também o afastamento definitivo de cinco atletas e cinco treinadores

A comissão independente da Agência Mundial Antidoping (AMA) recomendou esta segunda-feira a suspensão da Federação russa de atletismo, por práticas de doping, assim como a retirada da acreditação ao laboratório de Moscovo.

Um relatório tornado público pela AMA acusa os serviços secretos russos de intimidação e recomenda, igualmente, a suspensão de cinco atletas e cinco treinadores.

Entre os nomes indicados, a comissão quer ver afastada do atletismo Maria Savanova, campeã olímpica dos 800 metros nos Jogos de Londres 2012.

Quanto ao laboratório, o documento refere a cumplicidade de técnicos e médicos com treinadores, além de acusar o seu diretor, Grigory Rodchenko, de pedir e aceitar subornospara destruir provas.

Para investigar os casos de doping, denunciados por uma estação televisiva alemã em dezembro de 2014, a agência mundial criou uma comissão de três elementos, chefiada por Dick Pound.

Questionado sobre o possível envolvimento do Estado em relação às irregularidades dos atletas russos, Pound foi taxativo: “Era imposível não saber”.

Em resposta às acusações, o ministro do Desporto russo, Vitaly Mutko, desmentiu já todas as alegações.

O relatório divulgado menciona apenas a Rússia e o atletismo, mas a AMA considera que a “a utilização organizada de doping” envolve outros países e outros desportos.